Saturday, 23 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Contra a devastação urbana

Embora tenha se formado originalmente em engenharia, como tantos dirigentes que maltrataram São Paulo e deixaram que a cidade se transformasse no atual conglomerado disforme, fragmentado, disfuncional e, na maior parte dos locais, feio, o prefeito José Serra anunciou que estuda a possibilidade de demolir o Minhocão. Só a intenção já valeria uma condecoração. Se forem só factóides, merecem toda a carga de indignação disponíveis.


Hoje a Folha noticia que a prefeitura pretende desapropriar a Cracolândia, aquela área que a burguesia e a classe média atravessam apavoradas ao sair de concertos na magnífica Sala São Paulo.


A idéia de criar no bairro da Luz um pólo de empresas de tecnologia, como fez Recife no seu Porto Digital, soa como música aos amantes da cidade. Se houver um plano abrangente, que inclua uma solução decente para a trepidante área da Santa Ifigênia – onde há um comércio espetacular de produtos eletrônicos, mas que provavelmente não resiste a uma fiscalização fazendária rigorosa, porque nos negócios não há milagres -, o processo avança. Quem sabe a mídia não ajuda a cidade e a Prefeitura a encontrar caminhos eficazes de revitalização do Centro?