Amplia-se o debate sobre o Estatuto da Igualdade Racial e a lei de cotas para negros e índios nas universidades. No fim de semana os cadernos Mais, da Folha, e Aliás, do Estadão, se abriram para o tema. O Estadão entrevistou a ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro. Mas ainda se trata de um debate muito restrito a elites intelectuais e políticas.
Índia sem retoques
No Globo de ontem, uma reportagem de Florência Costa, correspondente em Bombaim, mostrou como é funda a ferida das castas na Índia. O Estadão traduziu artigo do indiano Pankaj Mishra publicado no The New Yok Times, sob o título: “Nova Índia não passa de um mito”. O autor diz que houve em revistas como Time, Foreign Affairs e The Economist uma espécie de orquestração saudando a ascensão da Índia após visita do presidente americano, George W. Bush, ao país.
Qualidade do ensino
É positivo o esforço em curso na imprensa para valorizar o debate dos grandes temas. Nos últimos dias foram publicadas várias reportagens sobre a questão decisiva que se chama qualidade do ensino.
# # #
Outros tópicos recentes deste blog
Erundina quer rever radiodifusão
Congresso e mídia, relação incestuosa
Em campanha, mais propostas, menos fofocas
O Observatório no interior de Mato Grosso
A antilogística do sistema prisional
Um mês atrás, madrugada de ruas vazias