Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Cliente imediatista, campanha frustrante

Há algum tempo o conceito de comunicação era focado, na maioria das vezes, na atividade publicitária, resumindo-se à veiculação de uma campanha, a ações promocionais, marketing direto e relações públicas. Hoje, falamos de processo de comunicação entendido não exclusivamente com a exposição da marca na mídia, mas sim com um significado mais abrangente, ou seja, como todas as formas de relacionamento.

Partindo dessa premissa, todas as ações de uma empresa, em qualquer setor, acabam por refletir-se na relação estabelecida com os vários núcleos da sociedade com os quais interage. Essas ações quase sempre são elaboradas atendendo objetivos de curto prazo, e poucas vezes são pensadas como conseqüência de uma estratégia de comunicação integrada. Pensar estrategicamente implica resultados a médio e a longo prazo, pouco valorizados no dia de hoje, quando o assunto é comunicação. Notamos sempre uma certa recusa do cliente ao sugerirmos um trabalho mais aprimorado, mais global, pelo fato de estar condicionado e ‘sedento’ por resultados imediatos para a venda de seu produto. Podemos ver desta forma o interesse em satisfazer seu público-alvo apenas no presente, no ato do consumo, dando menor atenção à potencialização de outras formas de comunicação para as ações futuras.

Ainda não nos demos conta da amplitude de todas as formas de comunicação. Cada vez temos mais ferramentas e menos pessoas com tempo disponível para enxergar o processo como um todo, tanto da parte de quem anuncia quanto em todas as empresas envolvidas com essa área. Em geral, as grandes empresas são permeadas por falhas comunicacionais, que vão desde a comunicação interna, passando pela assessoria de imprensa, ao marketing e às vendas.

O resultado é preocupante. De um lado o esforço incansável do profissional de mídia para vender o produto aliado à imagem institucional, do outro a quantidade de reclamações dos consumidores, empatando grande quantidade de recursos financeiros destinados à campanha. Neste momento, todo o empenho e toda a criação de qualidade, visando construir uma imagem para a marca baseada em seus valores, acabam frustrando todo o processo. Se a visão deste processo fosse global a mídia teria uma abrangência que corresponderia a todas as expectativas, à altura das exigências deste mercado sedento por inovações.

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Estudante de Comunicação Social, Unicruz, RS