Monday, 25 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Projeto inédito reune profissionais e amadores para investigar nepotismo entre candidatos à reeleição no congresso dos EUA


Pelo menos 19 candidatos à reeleição na Câmara de Representantes (equivalente à nossa Câmara de Deputados) nas eleições de novembro próximo colocaram suas esposas na folha de pagamento dos empregados contratados com dinheiro público para organizar suas respectivas campanhas políticas.


A novidade não está no número de adeptos do nepotismo familiar mas sim no processo usado para realizar a investigação, onde pela primeira vez um grupo de pessoas com e sem formação jornalística realizou em tempo record uma investigação coletiva usando um software desenvolvido pela Sunlight Foundation (Fundação Luz Solar), com sede em Washington.


O projeto foi desenvolvido como uma experiência para testar a capacidade e agilidade de cidadãos comuns num esforço coletivo e compartilhado, na investigação de temas de interesse público.


Os resultados finais da iniciativa serão conhecidos nesta segunda feira quando termina o prazo de uma semana estabelecido como meta. Só nas primeiras duas horas seguintes ao lançamento do projeto já haviam sido investigados 77 dos 435 congressistas da câmara baixa do legislativo norte-americano.


O software usado permite cruzar o conteúdo de quase 20 bancos de dados de acesso público e que contém informações pessoais de membros dos três poderes nos Estados Unidos. O programa foi desenvolvido pelos engenheiros da Sunlight e segundo eles os interessados consomem no máximo 10 minutos para varrer todas as informações sobre um político norte-americano.


Esta é uma das primeiras iniciativas que procuram envolver pessoas sem experiência jornalística na produção de investigações de grande alcance. Todos os participantes são voluntários que não receberam nenhum tipo de remuneração.


Além da divulgação dos resultados, Micah Sifrey, um dos consultores da fundação, revelou que serão analisados o comportamento dos voluntários, os erros de investigação, os problemas de credibilidade e feita uma comparação com o tempo que seria gasto se um repórter de jornal fosse encarregado de fazer um trabalho idêntico.


O principal objetivo da Sunlight é promover a transparência na política e na imprensa através de investigações e campanhas que tenham como protagonista principal as pessoas comuns. Dependendo dos resultados obtidos na pesquisa sobre nepotismo entre as esposas de políticos, a fundação vai extender a investigação para as mulheres de senadores, filhos e outros parentes de todos os congressistas norte-americanos.


Bem que aqui no Brasil poderiamos fazer algo parecido. Certamente teremos alguns problemas por conta das deficiências nos bancos de dados sobre os nossos parlamentares, mas não há a menor dúvida de que valeria a pena experimentar.