Sunday, 24 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

A metamorfose de um jornal em crise

Eu acesso diariamente a edição online do The New York Times há cinco anos e ao longo deste período foi possível perceber a transformação do jornal numa comunidade de informação que também publica notícias.


 


A “Gray Lady” (dama grisalha) como o jornal é chamado pelos seus assinantes novaiorquinos foi mudando aos poucos, para não assustar os seus usuários mais conservadores mas ultimamente acelerou o ritmo com a introdução de algumas novidades informativas que mudam radicalmente a cara de uma página apoiada em 148 anos de jornalismo convencional. 


 


O Times acaba de lançar uma página onde seus leitores podem publicar fotos pessoais sobre como estão vendo a recessão norte-americana. É um mural que nos permite ver a crise pelos olhos de milhares de norte-americanos sem passar pelos filtros dos editores da seção de economia e política.


 


Outra inovação é a página, na seção de Economia,  onde os visitantes podem eleger as palavras que melhor expressam o seu estado de espírito em relação às dificuldades econômicas porque passa o país. Outra oportunidade dos visitantes manifestarem seus sentimentos e percepções de forma direta. As palavras mais freqüentes aparecem em tamanho maior.


 


Mais antiga é a seção Times People onde os leitores mais constantes podem criar comunidades de usuários para trocar informações. A seção faz muito sucesso entre homens de negócio e intelectuai s nova-iorquinos, que sugerem a leitura de artigos e documentos. Times People


 


O jornal investiu também na seção de palavras cruzadas , hoje um das grandes atrações online, com cerca de 300 mil visitantes diários e que cobra 40 dólares anuais por acesso.


 


Tudo isto não tem nada a ver com a filosofia tradicional dos jornais impressos e nem com a cultura das redações convencionais porque a noticia deixou de ser o prato único da versão online. Hoje é bem provável os acessos à pagina do NYT já se dividam entre os que buscam noticias e os que preferem interatividade.


 


É uma nova forma de ver a informação fora do formato rígido da pirâmide invertida ou dos manuais de redação. A edição online da Dama Grisalha está quebrando paradigmas em matéria de jornalismo, num momento em que a empresa que controla o Times passa por agudas dificuldades financeiras que a levaram a vender parte de seu recém inaugurado novo edifício-sede.


 


As experiências com um formato mais visual da informação, que no caso das fotos e palavras chaves selecionadas por usuários comprovam a tendência em direção a um jornalismo menos preso ao texto e mais baseado nas percepções, não filtradas, dos leitores.


 


Claro que o jornal perde boa parte do controle que tinha sobre o conteúdo informativo, coisa que ainda assusta muitos profissionais do jornalismo. Mas , ao que tudo indica, é o preço a ser pago pela sobrevivência.