O lançamento do blog do Ancelmo mostrou que a internet é a mais nova arena na guerra por audiência entre estrelas do jornalismo. Depois que Ricardo Noblat virou grife jornalística, quase todos os grandes grupos da imprensa nacional resolveram apostar no mundo virtual como forma de recompor sua base de leitores. Ancelmo Goes dá o nome ao novo blog do Globo Online transformando em marca a coluna que ele produz para o jornal impresso numa migração rumo à Web iniciada por Noblat. Neste processo, os profissionais deixaram de ser produtores solitários e passaram a liderar equipes de jornalistas mudando o espirito original dos blogs, inicialmente editados por uma só pessoa. Mino Carta e Paulo Henrique Amorim são outras marcas jornalísticas tradicionais na imprensa escrita e na televisão que viraram grifes cibernéticas dentro deste processo de caça ao público mais jovem entrincheirado atrás de teclados e monitores. Mino ainda preserva o estilo personalizado de blog, mas Paulo Henrique transformou o seu Conversa Afiada num verdadeiro portal de notícias O interessante neste processo de webificação da imprensa brasileira é o fato dos grandes grupos jornalísticos estarem enfrentando, no ambiente virtual, protagonistas com muito menos bala na agulha em condições bem mais equilibradas do que no mundo do papel e dos estúdios. Ancelmo está procurando focar mais na crônica urbana no eixo Rio/São Paulo/Brasília, um nicho menos congestionado que o dos blogs especializados em política, que fazem sucesso entre os políticos mas passam despercebidos do público com menos de 30 anos. Trata-se de um processo que também está contaminando o blog de Ricardo Noblat, onde a capítal federal lentamente está perdendo protagonismo na agenda informativa. Os dois estão hospedados no Globo Online que é o site do jornal O Globo, a empresa que mais apostou nos blogs como modismo junto aos jovens e como estratégia de personalização da cobertura jornalística, para compensar a monotonia dos textos impressos padronizados pelos manuais de estilo. Ancelmo e Noblat vem da política e o Globo Online está apostando neles para ampliar o seu menu de grifes noticiosas. Mas existe o risco de uma canibalização informativa porque Brasília já era o espaço de outros blogs do mesmo portal como os de Jorge Bastos Moreno, Tereza Cruvinel e Ilimar Franco. O Blog dos Blogs, que reune Helena Chagas, Alon Feuerwerker e Tales Faria também aposta na cobertura da luta pelo poder na capital federal e nos estados. Tales leva para a Internet o outrora super lido informe JB, que disputa o mesmo público com todos os que já mencionei acima e mais o blog Nos Bastidores do Poder, de Josias de Souza da Folha de São Paulo. É muita política para pouco interesse.