Sunday, 24 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Globo cancela anúncio comemorativo após críticas do PT


Leia abaixo a seleção de terça-feira para a seção Entre Aspas.


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Folha de S. Paulo


Terça-feira, 20 de abril de 2010 


 


CAMPANHA


Globo cancela peça criticada pelo PT


‘A TV Globo retirou ontem do ar a campanha comemorativa dos seus 45 anos de existência após coordenadores da pré-campanha de Dilma Rousseff (PT) terem espalhado na internet que a peça continha propaganda subliminar da candidatura de José Serra (PSDB). Logo pela manhã, o responsável por coordenar a campanha da petista na internet, Marcelo Branco, disse na sua página no Twitter enxergar a suposta mensagem subliminar: ‘Eu e toda a rede’, escreveu.


Segundo petistas que se manifestaram de forma similar, a propaganda pró-Serra se caracterizaria no ‘45’, o número do PSDB nas eleições, e em frases do jingle da Globo, como ‘todos queremos mais’, o que seria, de acordo com eles, referência ao slogan ‘o Brasil pode mais’ dito por Serra no lançamento de sua pré-candidatura, no dia 10.


‘Denúncia: lema de Serra ‘inspira’ jingle da Rede Globo’, escreveu, também no Twitter, o secretário nacional de Comunicação do PT, André Vargas. No fim do dia, Branco escreveu que falara em ‘caráter pessoal’: ‘Eu não falo em nome da Dilma nem da coordenação’. A Folha apurou que petistas da cúpula do partido ligaram para a direção da Globo para reclamar.


A campanha da Globo começou a ser veiculada na noite de domingo, no programa ‘Fantástico’. Na peça, também reproduzida na internet, atores, jornalistas e apresentadores da emissora participavam da comemoração dos 45 anos, data a ser completada na próxima segunda-feira. Em determinado trecho da peça, os atores falam: ‘Todos queremos mais. Educação, saúde e, claro, amor e paz. Brasil? Muito mais’.


No final da tarde, a Central Globo de Comunicação divulgou nota em que nega relação entre a campanha e candidaturas políticas, mas diz que suspendia a sua veiculação para não dar pretexto a acusações de que estaria sendo tendenciosa.


‘O texto do filme em comemoração aos 45 anos da Rede Globo foi criado, comprovadamente, em novembro do ano passado, quando não existiam nem candidaturas muito menos slogans. Qualquer profissional de comunicação sabe que uma campanha como esta demanda tempo para ser elaborada.


Mas a Rede Globo não pretende dar pretexto para ser acusada de ser tendenciosa e está suspendendo a veiculação da campanha.’


Questionado no final da tarde sobre a acusação que fizera contra a peça da TV Globo, o coordenador da campanha petista na internet baixou o tom, afirmando que não poderia fazer afirmações taxativas e que apenas havia divulgado na rede a informação de que várias pessoas estavam dizendo isso.


Mas reiterou: ‘Acho que há muitas coincidências. E justamente em um ano eleitoral tem que ter cuidado com coincidências que podem beneficiar determinadas candidaturas’.’


 


 


Eliane Cantanhêde


Caiu na rede


‘Como já escreveu Márcio Aith nesta página, seria ingênuo desprezar o peso da internet nesta eleição, mas também há uma dose de exagero em comparar o impacto da internet nos EUA e aqui.


Não custa lembrar que o Brasil não é exatamente os EUA. A internet tem um peso eleitoral crescente, mas está longe de ser prioritária ou decisiva num país em que 97% dos domicílios têm TV aberta e só 18% estão conectados à rede.


Por ora, as campanhas usam a internet para xingar os adversários e, acessoriamente, falar bem do candidato. No fogo cruzado, os estilhaços sobram para a imprensa.


O ‘Dataeliane’ informa que a rede serve basicamente para o jogo sujo, com palavrões, ameaças e imputações às vezes graves dos dois principais lados -os petistas à frente, os tucanos depois-, que tentam confundir o seu pessoal de ataque com ‘leitor’ comum. Há quem acredite.


Eis a ‘metodologia’: as campanhas fazem uma triagem, escolhem uma trilha e jogam a sua interpretação na rede. Em horas, aquilo vai às centenas, depois aos milhares. O fato some, a versão se impõe.


Um exemplo concreto: há alguns anos, mudaram uma vírgula (literalmente) numa coluna minha e o que ficou foi a versão. A frase era: ‘…senão, Lula, o Aedes Aegipt vem, pica e mata’. E virou: ‘…senão, Lula, o Aedes Aegipt, (olha a vírgula aí) vem, pica e mata’. Ou seja: como se eu tivesse chamado o presidente de mosquito da dengue, pronto a dizimar a população brasileira. Foi a vitória da má-fé.


Até o final do ano, haverá ataques em série pela internet ao profissionalismo, à credibilidade, às intenções e à honrabilidade principalmente dos candidatos, mas não só deles. Serra e Dilma, pelo twitter, posarão de bons moços. Fora dali, em blogs e por e-mail, seus cães estarão prontos para morder.


A grande dúvida é: isso dá voto? É mais fácil imaginar que dá raiva e, em vez de dar voto para um (ou uma), tira o respeito de todos.’


 


 


PROPAGANDA


Mariana Barbosa


Governo muda regra para publicidade oficial


‘O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve sancionar sem vetos o novo projeto de lei que regulamenta a publicidade oficial no país. De autoria do deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), o PL 197/2009 foi aprovado no Senado no mês passado e a expectativa é que seja sancionado até segunda.


Elaboradas após a revelação do escândalo do mensalão, em 2005, as novas regras prometem moralizar os contratos firmados entre agências de propaganda e a administração pública. Naquele ano, a Folha revelou que as agências publicitárias de Marcos Valério serviam de fachada para repassar dinheiro para parlamentares e para superfaturar contratos.


A administração pública é o maior anunciante do país. Em um encontro fechado com agências de publicidade no Rio há duas semanas, presenciado pela Folha, o secretário-executivo da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência), Ottoni Fernandes Jr., declarou que o total de gastos das esferas federal, estadual e municipal foi de R$ 2,5 bilhões no ano passado.


As estatais gastaram, segundo Fernandes Jr., R$ 1,2 bilhão. Os números oficiais dos gastos públicos com publicidade em 2009 devem ser divulgados nesta semana pela Secom.


Uma vez sancionado o projeto, as regras deverão ser adotadas inclusive em licitações em andamento e contratos vigentes. Há quem diga que, se já estivesse em vigor e fosse bem aplicada, a nova lei poderia ter evitado possíveis fraudes em recente licitação da Petrobras.


O concurso foi anulado quando o resultado dos vencedores vazou para a internet antes que o nome das agências, mantido sob sigilo, fosse revelado à comissão julgadora.


O projeto de lei estabelece que as licitações de contratos de publicidade devem obrigatoriamente respeitar a Lei de Licitações (8.666/93), adotando-se os critérios ‘melhor técnica’ ou ‘técnica e preço’.


‘Em tese a [lei] 8.666 deveria ser usada para propaganda, mas muitos Estados e municípios não usam’, diz o secretário-executivo da Secom.


Comissão


Outra inovação inclui a exigência de que as propostas das agências sejam feitas por uma comissão técnica integrada por profissionais do mercado de publicidade sem vínculos com o órgão contratante.


Para Fernandes Jr., o novo projeto vai sacramentar práticas que já vinham sendo adotadas pela Secom desde 2007.


A elaboração do projeto contou com a colaboração da própria Secom, do TCU (Tribunal de Contas da União) e de entidades do setor de propaganda. Por isso, segundo Fernandes Jr., o projeto deve ser aprovado por Lula na íntegra.


Atendendo às manifestações do TCU, o projeto proíbe ainda a inclusão, nos contratos de publicidade, de serviços adicionais, como a realização de eventos, assessoria de imprensa e relações públicas.


‘O projeto consagra a questão de que a propaganda tem uma especificidade e a escolha tem que ser feita com base em melhor técnica ou melhor técnica e preço’, diz o presidente da Associação Brasileira das Agências de Publicidade, Luiz Lara. ‘Não cabe um simples pregão de preço. É preciso privilegiar a estratégia de mídia e não mídia da agência.’


Uma vez sancionada, a lei deve encerrar uma disputa judicial da Secom com o TCU, que, após o mensalão, emitiu um acórdão considerando ilegal a prática de incentivo entre agências e veículos de comunicação, conhecida como BV ou bônus por volume.


A prática do BV só existe no Brasil e é objeto de polêmica também entre agências brasileiras e estrangeiras. No exterior, diferentemente do que ocorre no Brasil, as empresas que realizam a compra de mídia atuam de forma independente das agências. Mas, aqui, o BV é a principal fonte de receita para as agências de publicidade no setor privado. Para o TCU, esses incentivos deveriam ser repassados ao anunciante.’


 


 


ESTÚDIO


Irmãos Weinstein tentam recomprar Miramax da Disney


‘As negociações dos irmãos Harvey e Bob Weinstein com a Disney para recomprar a Miramax avançaram no final de semana, segundo o ‘Wall Street Journal’. O negócio, que deve ultrapassar US$ 600 milhões, marcaria o retorno dos irmãos ao estúdio que eles fundaram no final do anos 70 e que, nos anos 90, era uma das principais produtoras independentes.


De acordo com o jornal, os advogados das duas partes estiveram reunidos no final de semana para tentar finalizar um acordo, mas ainda faltariam muitos detalhes para serem acertados e não é possível dizer que o negócio será consumado.


A Disney, que comprou a Miramax dos Weinstein em 1993 e que opera o estúdio sem os irmãos há cinco anos, concedeu a eles uma janela exclusiva de negociação que deve ainda durar parte desta semana. Os Weinstein, apoiados por grupos de investidores, estão oferecendo US$ 625 milhões pelo estúdio criado por eles em 1979 e que foi responsável por sucessos como ‘Pulp Fiction’ e ‘Shakespeare Apaixonado’.


O negócio envolve boa parte do acervo de cerca de 700 filmes da Miramax -grande parte deles produzida pelo Weinstein. O acervo é parte importante do negócio porque estima-se que ele gere faturamento de aproximadamente US$ 300 milhões anuais, um valor expressivo, ainda que ele deva cair com o passar dos anos, à medida que as receitas com DVDs vão recuando.


Os irmãos têm uma vantagem em relação aos concorrentes porque o acordo da saída deles da Miramax deu-lhes preferência para adquirir projetos que foram desenvolvidos pelo estúdio e para produzir, cofinanciar e codistribuir as sequências desses filmes. Entre as principais franquias do estúdio estão ‘Halloween’, ‘Spy Kids’ e ‘Pânico’.


Com o ‘New York Times’’


 


 


MÍDIA NOS EUA


Mariana Barbosa


Número de leitores por exemplar de jornal aumenta 7,5% nos EUA


‘O número de pessoas que leem o mesmo exemplar de jornal aumentou 7,5% nos últimos três anos, revela estudo conduzido nos Estados Unidos com 25 dos principais jornais do país. E o motivo não foi a crise, já que o mesmo estudo mostra que os leitores de jornais impressos têm maior poder aquisitivo e são mais escolarizados do que o público em geral.


O estudo foi realizado pela Scarborough Research em parceria com a Newspaper National Network LP (NNN) e mostra que o número de leitores por exemplar subiu de 3,07 adultos em 2007 para 3,30 leitores por unidade no ano passado. ‘Mais pessoas estão lendo cada exemplar impresso, e isso ressalta o valor do jornal como mídia para se anunciar e aumenta a exposição dos anunciantes’, disse Gary Meo, vice-presidente sênior para serviços de mídia digital e impressa da Scarborough Research, em um comunicado.


De acordo com o estudo, é o número de leitores, e não a circulação, que melhor fornece informação qualitativa sobre adultos que leem jornal, como demografia, estilo de vida e hábitos de consumo.


Em uma análise demográfica sobre os leitores de jornais, o estudo constatou que a renda média anual das famílias que leem jornais em 25 regiões selecionadas é de US$ 72.300 -12% acima da média geral, de US$ 64.500. Os leitores de jornais têm 16% a mais de chance de terem cursado faculdade do que o resto dos adultos. E têm 11% a mais de probabilidade de serem donos de um imóvel. As 25 regiões foram selecionadas dentro do critério DMA (área de mercado designada, da sigla em inglês), usado para medir audiência de televisão.


Outro dado do estudo é que, apesar de existir uma correlação entre o número de leitores e a tiragem dos jornais, que ao longo do tempo tem se deslocado na mesma direção, o número de leitores cai a um ritmo mais lento do que a circulação.


‘Isso sugere que os esforços dos publishers de se livrar de publicações deficitárias ou improdutivas tem sido bem-sucedido’, diz o comunicado divulgado ontem pela Scarborough.


‘NYT’ no Twitter


Outra boa notícia para os jornais são os efeitos do Twitter. Ao testar a ferramenta, um desenvolvedor de tecnologia do ‘New York Times’ detectou que a popularidade do jornal na rede de microblogs está em alta. A cada quatro segundos, alguém posta no Twitter um link para um texto do site do ‘NYT’. O levantamento foi feito com o Twitter Streaming API, aplicativo usado por desenvolvedores.’


 


 


INTERNET


New York Times


Sistema de senhas do Google é alvo de ataque de hackers


‘Desde que o Google revelou, em janeiro, que invasores haviam roubado informações dos seus computadores, a natureza exata e a extensão do furto eram segredos bem guardados. Mas uma pessoa com conhecimento direto da investigação disse que as perdas incluem o sistema de senhas que controla o acesso de milhões de usuários em todo o mundo aos serviços da empresa, inclusive o e-mail.


O programa foi atacado em uma ação que durou menos de dois dias em dezembro de 2009, disse essa pessoa. O software foi programado para permitir que funcionários do Google e usuários possam usar sua senha uma única vez para ter acesso a uma série de serviços.


Os invasores aparentemente não roubaram senhas dos usuários do Gmail (o e-mail do Google), e a empresa rapidamente começou a fazer mudanças significativas na segurança. Mas o roubo deixa aberta a possibilidade, ainda que pequena, de invasores encontrarem fraquezas que o Google pode não ter noção de que existam, afirmam especialistas em computação.


As novas revelações provavelmente vão aumentar o debate sobre a segurança e a privacidade em enormes sistemas computacionais, como o do Google, que centralizam informações de milhões de empresas e usuários. Como um número enorme de informações digitais estão alocadas em um só lugar, uma única invasão pode levar a perdas desastrosas.


O roubo começou com uma mensagem instantânea enviada a um empregado do Google na China que estava usando o Messenger, da Microsoft, ainda de acordo com essa pessoa.


Ao clicar em um link e entrar em um site ‘infectado’, o empregado inadvertidamente permitiu que os invasores ganhassem acesso ao computador dele e, logo após, aos computadores de um importante grupo de desenvolvedores de software na sede do Google, nos EUA.’


 


 


TECNOLOGIA


Bloomberg


Apple pode ter dificuldade em obter tela de iPad


‘Analistas afirmam que a Apple pode estar tendo dificuldades para conseguir telas suficientes para o iPad. A empresa, na semana passada, adiou a venda do ‘tablet’ em mercados fora dos Estados Unidos.


Segundo Andrew Rassweiler, analista da consultoria ISuppli Corp., um dos desafios pode ser o tamanho da tela. Medindo 25 centímetros, os fabricantes não estão conseguindo fornecer a quantidade exigida pela Apple. Esse tipo de tela, que é maior que a do iPhone, é fabricada pelas empresas LG, Samsung e Seiko Epson.


‘Nós entendemos que eles estão criando um gargalo na produção’, afirmou Rassweiler. ‘Telas de 25 centímetros demandam um processo muito mais complicado de fabricação’, diz o consultor.


A Apple não quis responder perguntas em relação à fabricação do iPad. Uma porta-voz da companhia reiterou os comentários oficiais feitos na semana passada de que ‘a demanda está muito maior do que prevíamos e provavelmente continuaremos a ultrapassar os nossos estoques durante as próximas semanas’.


A empresa vendeu 500 mil iPads somente na primeira semana nos EUA.’


 


 


TELEVISÃO


Andréa Michael


SBT quebra promessa e agora diz que pode exibir reprises


‘Durou pouco mais de um mês a promessa do SBT de passar apenas filmes inéditos na programação da noite. Por email, a assessoria de imprensa da emissora informou que, ‘por motivos estratégicos’, os títulos exibidos ‘não serão somente inéditos’ nas sessões de ‘Cine Espetacular’ e ‘Tela de Sucessos’, às terças e sextas, respectivamente. No Twitter, a diretora-geral do SBT, Daniela Beyruti, chegou a anunciar o ineditismo: ‘Filmes bons o ano todo (sem reprise) nas noites do SBT!’.


Ontem, também por meio da assessoria, a emissora disse à coluna que a mudança ‘faz parte de uma reestruturação geral da grade de programação, que foi uma decisão tomada pela diretoria do SBT e por Silvio Santos’. ‘Isso não significa que haverá somente reprises.


É uma questão de estratégia da empresa.’ O SBT, segundo a coluna apurou, não dispõe de opções que tenham nomes conhecidos e garantam boa audiência em número suficiente para exibir durante o ano inteiro. E não quer queimar seu estoque pelo simples compromisso. Haja fôlego financeiro para manter sequências como ‘Harry Potter’, ‘Happy Feet’ e ‘A Conquista da Honra’.


Para ficar em um exemplo, ‘Harry Potter’ saiu por mais de US$ 3 milhões. O contrato anual do SBT com a Warner é de US$ 40 milhões para comprar filmes e séries.


INÉDITO


O ‘Pânico na TV’ (RedeTV!) subiu na preferência do público anteontem e empatou no Ibope com Silvio Santos e Gugu em 10 pontos (600 mil domicílios ligados na atração na Grande SP).Destaque para o quadro em que uma figurante decidiu trocar a ponta que faz no programa pelo fato de ser feia por uma promessa: passar por uma transformação e ficar bonita.


SUOR


Na gincana do ‘Programa do Gugu’, um dos desafios era escrever o nome da equipe da forma mais criativa possível. Mas a disputa real se deu entre um operador de escavadeira e um piloto de helicóptero. O primeiro digitou morenas em um computador. O segundo pintou loiras sobre o capô de uma Kombi e venceu a prova. As moças tiveram as ideias.


INÉDITO


Pela primeira vez o Sony irá transmitir ao vivo a semifinal e a final do ‘American Idol’. Será em 26/5, a partir das 20h, sem legendas. Haverá reprise legendada três dias depois.


SUSHI


Apresentadora do ‘Urbano’ (Multishow), Renata Simões embarcou para o Japão. Na capital, quer mostrar os desafios de viver em uma das cidades mais populosas do mundo. O resultado será apresentado em julho com o ‘Missão Tóquio’.


MÁSCARA


Geneton Moraes Neto foi a Buenos Aires entrevistar o filho de Pablo Escobar. Ele vive com outra identidade na capital argentina. Falará sobre o pai, apontado como o maior traficante do mundo. No ar em 1/5, no ‘Dossiê Globo News’.’


 


 


 


 


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