Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Novas gerações se esquecem dos blogs


Folha de S. Paulo, 2/3


Bruno Romani


Novas gerações se esquecem dos blogs


Querido diário, você foi abandonado. Ferramenta popular durante a última década, o blog agora perde adeptos entre os mais jovens e passa por uma crise de identidade.


De acordo com dados divulgados no fim do ano passado pelo Pew Research Center, entre 2006 e 2009, a atividade de manter um blog caiu pela metade (de 28% para 14%) entre jovens de 12 a 17 anos dos EUA.


Entre aqueles com idades de 18 a 33 anos, os blogs encolheram 2% entre 2008 e 2010. Em contraste, as redes sociais ganharam mais adeptos desse grupo durante o mesmo período. O aumento foi de 16 pontos percentuais, de 67% para 83%.


Serviços como o Facebook também se mostraram populares no grupo de 12 a 17 anos: 73% disseram ser usuários de redes sociais.


Os números sugerem que muito do conteúdo abrigado por blogs mudou de lugar. Não é mais necessário esse tipo de ferramenta para anunciar ao mundo o que se comeu durante a madrugada um sanduíche de feijão com goibada ou para fazer piadas sobre a última camiseta chocante usada pelo apresentador Fausto Silva.


As redes sociais, incluindo o Twitter, engoliram o aspecto de diário que muitos blogs carregaram durante seus primeiros anos.


FRESCOR


Para Jon Sobel, coeditor executivo da rede de blogs Blogcritics, os blogs perderam o caráter de novidade do seu início, o que empolgaria menos as pessoas.


Mas o ato de blogar segue se reinventando. Opções de expressão on-line não faltam e o blog tradicional dá sinais de transformação, tomando novas formas presentes em formatos como o do Twitter e o do Tumblr.


Já os sites de vídeo, como YouTube e Vimeo, também abocanham um público que já precisou de um blog. Neles, uma câmera substitui a escrita. Segundo o Pew Research Center, sites de vídeo tiveram crescimento entre todos os adultos americanos. O aumento foi de 14 pontos percentuais, de 52% para 66%.


PÚBLICO


Três características parecem comuns às novas formas de blogar: são fáceis de usar, economizam tempo e já vêm com público garantido.


Uma das maiores causas de abandonos de blogs é a falta de audiência. Sobel diz que as pessoas são preguiçosas e ambiciosas demais. Quando elas começam a blogar e a falta de tráfego fica evidente, elas passam a ficar mais realistas sobre o quanto irão ficar com o blog.


 


 



Folha de S. Paulo, 2/3


Bruno Romani


Brasil lê mais blogs que resto do mundo


Enquanto fora do Brasil os blogs dão sinais de estarem ficando sem fôlego, entre os brasileiros a ferramenta goza de popularidade.


Segundo a comScore, 71% dos internautas brasileiros acessaram blogs em 2010. A média mundial é de 50%. O número brasileiro é maior do que o dos sete países latino-americanos (incluindo México e Argentina) aos quais ele foi comparado.


O Brasil também teve média superior à da América do Norte, à da Europa e à da Ásia. O estudo também aponta que, entre 2009 e 2010, os blogs não tiveram crescimento mundial -mantendo a média de 50%.


Os blogs apresentaram popularidade mesmo com o aumento da presença dos brasileiros em redes sociais, um dos fatores apontados como responsáveis pelo declínio da ferramenta. A porcentagem de internautas do país em redes sociais foi de 85,3% -um aumento de cerca de 10% em relação a 2009.


A média global de pessoas em redes sociais foi de 70%.


Uma das causas para a popularidade dos blogs no Brasil em 2010, aponta o estudo, foram as eleições.


Os meses de outubro e novembro tiveram o recorde de internautas (39,3 milhões, em novembro) e de páginas visitadas (2,25 bilhões, em outubro).


Em todas as regiões do Brasil, o número de internautas que visitaram blogs cresceu nesse período. No Nordeste, a porcentagem pulou de 72,8%, em julho de 2010, para 77% em novembro. O Centro-Oeste foi de 70,7% para 74,3%.


O Norte, o Sudeste e o Sul registraram crescimento de cerca de três pontos percentuais.