Em matéria intitulada “Um código para a civilidade”, o Estado deste domingo informa:
“A partir de hoje, os blogs do estadao.com.br estão regidos por um conjunto de normas que visa a estabelecer parâmetros de comportamento nesse espaço virtual. A idéia não é limitar a liberdade de interação e de opinião que caracteriza o veículo, e sim construir um ambiente de respeito e de civilidade, para que não haja constrangimento de quem queira participar, ampliando, assim, a quantidade de leitores e enriquecendo e multiplicando os debates.
O selo Responsabilidade Online marca essa iniciativa. Clicando no selo, o usuário tem acesso às normas de conduta digital do portal. A iniciativa, segundo Ricardo Gandour, diretor de Conteúdo do Grupo Estado, ´reafirma nossa tradição de respeito ao leitor e de valorização do conteúdo de qualidade´.
Com a medida, o estadao.com.br acompanha uma tendência na internet contra o vandalismo online, que se tem tornado comum na blogosfera. A reação começou a tomar a forma atual quando Tim O´Reilly, um dos maiores especialistas americanos em internet, sugeriu a criação de um ´código de ética` para blogs. Em resumo, O´Reilly diz que é preciso dar um basta no mau comportamento dos comentaristas que, escondidos pelo anonimato, provocam outros participantes e criam um clima de confronto que nada acrescenta ao que se está discutindo.’
[Ver o artigo ‘Americanos propõem faxina ética nos blogues’, de 9 de abril, em http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/blogs.asp?id=
{60CB4876-3F05-48D8-8BD6-D470FB764526}&id_blog=3 ]
Segue o texto do Estadão:
‘Segundo o editor-chefe de Conteúdos Digitais do Grupo Estado, Marco Chiaretti, as regras de responsabilidade online se tornaram necessárias por causa de um paradoxo. ´Pode-se dizer que os blogs têm se tornado vítimas de seu próprio sucesso´, observa. ´A grande importância que eles adquiriram como meio de interação entre os internautas e os jornalistas lhes conferiu enorme visibilidade, atraindo também gente que quer causar confusão e ganhar notoriedade com isso.´”
Os seis mandamentos da civilidade:
1. ‘Os blogs incentivam o debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião, mas não aceitam ofensas. Serão apagados comentários com insulto, difamação e manifestações de ódio e preconceito.
2. Os blogs são espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (´cyber-bullying´) e qualquer outro tipo de constrangimento.
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas e mal-entendidos, desfeitos.
4. Os blogs defendem discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo de qualquer natureza.
5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias do debate de idéias.
6. Ao critério do blogueiro, serão bloqueados participantes que não respeitarem essas regras.’
O que os outros portais, sites e edições online da mídia impressa brasileira estão esperando?
***
Os comentários serão selecionados para publicação. Serão desconsideradas as mensagens ofensivas, anônimas, que contenham termos de baixo calão, incitem à violência e aquelas cujos autores não possam ser contatados por terem fornecido e-mails falsos.