O som e a imagem transmitidos pelo sistema de TV a cabo da Net chegam ao assinante com até 5 segundos de atraso porque é assim que funciona o seu decodificador digital.
Isso significa que, se tiver vizinhos que ainda sintonizam a boa e velha TV aberta, o assinante saberá, pela gritaria deles, que o Brasil fez um gol – antes de ver o gol acontecer.
É o que se passa comigo. Em frente ao apartamento onde assisto aos jogos da Copa há um boteco que enche de gente para ver a seleção pela TV cujo sinal viaja à moda antiga. Então, enquanto do alto da modernidade tecnológica que meu dinheiro me permite comprar vejo a imagem perfeita do Ronaldo saltando para cabecear, a turma de baixo já está berrando Goooooool!
A Net informa que o problema é literalmente incorrigível.Deve haver alguma justiça poética nessa vitória do velho [e barato] sobre o novo [e caro]. Mas o efeito para os assinantes do sistema que a Net chama de Advanced é o maior anticlímax.
A menos que eles morem numa região socialmente segregada o suficiente para não terem por perto ninguém que ainda sintonize TV aberta.
É claro que, morando numa vizinhança mais misturada, o espectador cabeado pode simplesmente desligar o seu aparelho e se juntar ao povão do boteco da esquina para ver o gol quando o gol acontece – e não quando o berreiro da turma do rés do chão já o fez saber, antes do que gostaria, que o lance teve um final feliz.
Nada contra, se o dono do boteco não ligasse o televisor na Globo, impondo ao público desprovido de melhor alternativa o castigo de acompanhar o jogo ouvindo as barbaridades do Galvão Bueno.
***
Os comentários serão selecionados para publicação. Serão desconsideradas as mensagens ofensivas, anônimas, que contenham termos de baixo calão, incitem à violência e aquelas cujos autores não possam ser contatados por terem fornecido e-mails falsos.