Sunday, 24 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Blogs políticos ganham espaço na crise do mensalão

 

Dois blogs políticos brasileiros dividiram com a televisão e a rádio a cobertura, ao vivo, do espetáculo de hipocrisia e cinismo protagonizado pelo deputado Roberto Jefferson e seus desafetos, na Comissão de Ética do Congresso Nacional, no dia 14 de junho. Foi a primeira vez que o jornalismo online teve um papel tão importante numa crise política em Brasília.


Os jornalistas Ricardo Noblat  e Jorge Moreno  publicaram respectivamente, 75 e 13 textos nos seus blogs apenas no dia do depoimento do deputado petebista, autor de denúnicas de corrupção envolvendo membros do governo Lula.


Noblat bateu todos os recordes de público em seu site. Recebeu 72.240 visitantes no dia 14, quando começou a postar às 2:16 da madrugada e e seu último texto do dia foi publicado às 23:40. Foi uma média alucinante de um texto publicado a cada 17 minutos, índice invejável até para os padrões da web norte-americana. Moreno foi menos impetuoso e postou a um ritmo de um texto a cada 90 minutos.


Os dois blogueiros têm estilos diferentes. Noblat é compulsivo e publica textos de várias procedências e pediu a colaboração dos seus leitores no auge da expectativa em torno do depoimento do deputado Roberto Jefferson. Moreno, que ao contrário de Noblat, está ligado a uma grande empresa jornalística (as organizações Globo), só publica o que ele apurou e produz um texto mais burilado.


Além da vitalidade dos dois blogueiros, o que também surpreendeu foi a participação dos leitores comentando os textos publicados. No dia 14, o total de comentários inseridos nos dois blogs foi superior a 2.500 , caindo para cerca de 1.600 no dia 15, no rescaldo do depoimento. A leitura das observações e críticas dos internautas mostrou que a esmagadora maioria deles tem uma imagem cada vez mais negativa dos políticos e da atividade parlamentar, não disfarçando um grande sentimento de decepção.


Este é um fato inédito nas coberturas jornalísticas de grandes crises políticas no Brasil porque tradicionalmente a opinião dos cidadãos comuns era limitada aos burocráticos ‘povo fala’ da televisão e da rádio.


A performance de Noblat e Moreno aumentou a distância entre eles e outros jornalistas que publicam blogs políticos como Tereza Cruvinel, Helena Chagas e Ilimar Franco, todos também colunistas do jornal O Globo. Estes últimos usam o espaço que detém na página Globo Online mais como uma ‘sala de bate papo‘, conforme expressão de um grande amigo meu.