Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Hugo Chávez adere ao Twitter

Hugo Chávez, conhecido por seus longos discursos, terá que se adaptar a passar suas mensagens em apenas 140 caracteres. Segundo notícia da Reuters [27/4/10], o presidente da Venezuela abriu uma conta no microblog Twitter. Diosdado Cabello, diretor do órgão que regula as telecomunicações no país e assessor próximo a Chávez, anunciou – através de sua conta no Twitter – que em breve o líder passará a usar a ferramenta.


O perfil de Chávez, @chavezcandanga, já foi criado. Na Venezuela, o termo candanga serve para classificar alguém que tem força de vontade e é rebelde. A página, ainda sem mensagens na noite desta terça-feira [27/4], já contava com mais de 12 mil seguidores. O serviço de microblog é altamente popular no país, com mais de 200 mil contas ativas – um crescimento de 1000% em 2009.


Canal


Críticos do presidente, frustrados com seu controle sobre os veículos de mídia tradicionais, obrigados por lei a transmitir os discursos e eventos governamentais, encontraram nas redes sociais um canal para expressar seus pontos de vista. Além de espaço para queixas e piadas, sites como o Twitter também são usados para organizar protestos.


Diversas vezes nos últimos meses o presidente incitou seus partidários a usar as redes sociais na internet para combater seus rivais políticos. Críticos acusam Chávez de tentar silenciar a oposição online e dizem que seu plano de canalizar todo o tráfego da rede por meio de uma companhia de telecomunicações estatal seria um indício de seu objetivo. O líder nega a intenção de censurar a internet, apesar de já ter declarado que ela não pode ser completamente livre.


 


Atualização: À meia-noite de terça-feira, Chávez postou seu primeiro ‘tweet’. ‘Epa que tal? Aparecí como lo dije: a la medianoche. Pa Brasil me voy. Y muy contento a trabajar por Venezuela. Venceremos!!’, escreveu o presidente. Na quarta pela manhã, o perfil já conta com mais de 35 mil seguidores. [28/4, 09h53].