Monday, 23 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Associação Mundial de Jornais cancela conferência

A Associação Mundial de Jornais e Editoras anunciou esta semana que sua conferência anual, que ocorreria em Beirute em junho, foi cancelada. Segundo a organização, seu parceiro local, o jornal an-Nahar, não pôde cumprir os ‘compromissos financeiros’ para a realização do evento. A conferência seria acompanhada de um fórum para os editores debaterem novos modelos de negócios para ajudar os jornais a passar pelas dificuldades da transição para o meio digital.


A Associação afirmou que o an-Nahar citou como razão para não poder financiar o evento a crise econômica global, que reduziu significativamente a receita publicitária de muitos jornais em todo o mundo. Segundo Gavin O’Reilly, presidente da organização, é uma pena não poder realizar a conferência no Líbano, mas é inviável produzi-la sem um parceiro local. Os custos totais chegariam a US$ 2 milhões.


Ainda que 700 pessoas tenham se registrado para comparecer à conferência, o valor arrecadado com as taxas de inscrição não seria suficiente para cobrir os custos do encontro. Este é o segundo ano em que a Associação tem problemas com a conferência. Em 2009, na Índia, ela teve que ser adiada em alguns meses por conta do baixo número de inscrições. Informações de Eric Pfanner [The New York Times, 11/5/10].