Alguns dos primeiros relatos da revolução no Egito foram publicados no Twitter e virarão um livro. A editora OR Books reuniu os tweets na publicação Tweets From Tahrir (Tweets de Tahrir, tradução livre), a ser lançado no dia 21/4, pouco mais de dois meses depois da queda do governo do presidente Hosni Mubarak. A publicação custará US$ 12 na versão impressa e US$ 10 na online.
A ideia partiu dos ativistas Nadia Idle e Alex Nunns, que começaram a guardar as mensagens de texto durante as manifestações, em janeiro e fevereiro. Nunns entrou em contato posteriormente com Colin Robinson, da OR Books. ‘Estava cético, pois achei que ficaria muito desconectado’, diz o editor. ‘Mas, na verdade, o livro apresenta um panorama coerente do que aconteceu’.
Tweets From Tahrir traz o relato diário das manifestações até a renúncia de Mubarak, em 11/2. Nunns e Nadia editaram a coleção de tweets e escreveram introduções para cada início de capítulo. A publicação, entretanto, levanta uma questão: de quem são os direitos de publicar as mensagens enviadas por outros? A OR Books está em processo de entrar em contato com dezenas de pessoas cujos tweets estão no livro, para pedir permissão a elas. Um porta-voz do Twitter disse que, se todos os citados derem permissão, o livro não violará os termos de serviço do site. Informações de Julie Bosman [Media Decoder, NYTimes, 6/3/11].