Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Brasil tem seu primeiro jornal para iPad


Comunique-se, 15/3


Brasil tem o primeiro jornal para iPad


O Brasil ganha hoje a primeira mídia concebida especialmente para iPad. Batizado como Brasil247 (www.brasil247.com.br), o jornal destaca-se por ser gratuito e por ter seu conteúdo aberto, compartilhável e editado de forma criativa e irreverente.


O novo jornal oferece informação e entretenimento com interação, pluralidade, agilidade e democracia (iniciais de iPad): Interatividade – Seu conteúdo é 100% aberto para ser compartilhado, Pluralidade – Modelo de trabalho colaborativo, Agilidade – Pelo menos duas edições diárias (às 20h e às 6h), e Democracia – Articulistas de todas as tendências.


Com investimentos de R$ 4 milhões em um ano, o Brasil247 foi concebido para atender à nova demanda de leitura do mercado brasileiro, que já possui 200 mil tablets, com capacidade de crescimento para mais de 1 milhão ainda este ano. O projeto é da Editora247, comandada por jornalistas experientes e liderada por Leonardo Attuch e Joaquim Castanheira, profissionais consagrados no jornalismo brasileiro.


A ideia do jornal surgiu a partir da própria experiência dos jornalistas na leitura de publicações internacionais e no uso de tablets. ‘O jornal americano Daily nos deu a certeza de que estávamos no caminho certo’, diz Leonardo Attuch, ressaltando que esses aparelhos finalmente trouxeram portabilidade ao leitor e devem acelerar a migração do papel para os meios digitais.


Por ser um jornal efetivamente editado para a plataforma iPad reúne todos os recursos audiovisuais e de interatividade. ‘O Brasil247 não é uma adaptação de uma edição impressa. Ele foi criado especialmente para explorar os recursos tecnológicos disponíveis na plataforma iPad’, diz Joaquim Castanheira.


A publicação antecipa novas tendências culturais, societárias e ambientais por ser um jornal livre, gratuito, colaborativo e aberto; por ter a participação dos jornalistas no projeto; e por não consumir papel, contribuindo para o meio ambiente (paperless company).


Além de seções tradicionais (Poder, Brasil, Mundo, Cultura e Esportes), o jornal tem editorias de Portfólio (finanças pessoais), Agro, Mídia & Tecnologia, Games & Aplicativos, Ecologia e Fotografia. Aos finais de semana, oferecerá aos leitores a revista Oásis, sobre qualidade de vida, estilo, saúde, alimentação, espiritualidade, paz interior e viagens.


O modelo de produção editorial será colaborativo, com conteúdos desenvolvidos pela própria redação e com a participação de leitores, que podem encaminhar fotos, vídeos e textos sobre temas de interesse. A comunicação com colaboradores poderá ser feita por email ou por meio das mídias sociais, como Twitter e Facebook.


Por conta disso, as inovações da plataforma da Apple, desenvolvidas pela empresa Woodwing, também serão notadas pelos anunciantes, que podem apresentar seus produtos de forma interativa e por um custo muito mais atraente do que os jornais tradicionais. O novo jornal já começa com campanhas publicitárias de empresas como Caoa/Hyundai, Tecnisa e SE- SEB – Sistema Educacional Brasil.


O novo jornal pode ser acessado pela loja da Apple (aplicativo Brasil247 e Revista Oasis) ou pela internet: www.brasil247.com.br.


 


 


 


Folha de S. Paulo, 24/3


Principal uso do iPad é para ler notícias, indica pesquisa


O consumo de notícias é o principal uso dado pelos proprietários de iPad ao tablet da Apple, lançado no início do ano passado.


De acordo com pesquisa do Reynolds Journalism Institute (ligado à Universidade de Missouri), 84,4% dos donos de iPad dizem que utilizam o aparelho para se manter em dia sobre notícias e atualidades.


Logo a seguir, citada por 81,6% dos entrevistados, vem a leitura de jornais, revistas e livros.


O levantamento mostra ainda que os donos de iPad despendem mais tempo consumindo notícias do que os usuários de outros meios de comunicação.


Quase metade deles diz que usa mais de uma hora do seu dia para se manter informado por meio do tablet.


O segundo colocado são os donos de computadores PC, com 31% dizendo que leem notícias por mais de 60 minutos diários.


Mesmo na segunda faixa -entre os que consomem notícias por 30 minutos a 60 minutos-, os proprietários do tablet fabricado pela Apple continuam na liderança: 30%.


Já entre os que não consomem notícia de maneira regular, quem tem iPad fica em último lugar, com apenas 1% dizendo que não usa o aparelho para se informar.


Os líderes são leitores de livros eletrônicos (81%) e outros smartphones que não o iPhone (71%).


A pesquisa -feita majoritariamente com consumidores americanos- mostra ainda que, ao menos na primeira geração do tablet (a segunda acabou de chegar às lojas dos EUA), o dono de iPad é majoritariamente homem e tem mais de 45 anos.


Para o iPad 2, as primeiras pesquisas apontam que há um interesse maior para jogos e e-mail, mas que a prioridade permanece sendo a navegação na internet.


Outro levantamento, feito pelo Pew Research Center e divulgado na semana passada, também indica como os americanos estão consumindo notícias por meio de aparelhos portáteis, sejam tablets, sejam celulares.


A pesquisa mostra que 47% dos adultos nos EUA consomem algum tipo de notícia local por meio desses aparelhos, especialmente informações práticas e em tempo real, como meteorologia e informações sobre restaurantes da região onde está.


INTERESSE


Esse interesse em consumir notícias justifica por que vários grupos jornalísticos estão investindo em aplicativos para os tablets.


A News Corp., gigante cujos interesses vão do estúdio de cinema Fox até jornais como o americano ‘Wall Street Journal’, lançou no mês passado o Daily, o primeiro jornal diário exclusivo para iPad.


A empresa ainda não divulgou dados de comercialização do Daily, mas a expectativa de Rupert Murdoch, presidente da News Corp., é que ele venda milhões.