O índice de leitores do Wall Street Journal subiu 20% desde que a News Corporation comprou o jornal, em 2007, para 3% dos adultos americanos acima de 18 anos, segundo um estudo divulgado pela companhia de pesquisas Media Audit. O crescimento teria ligação com o aumento da cobertura de política e notícias gerais – planejado pelo magnata Rupert Murdoch para tornar o WSJ concorrente direto do New York Times. Nos mais de 80 mercados pesquisados, 4,3 milhões de adultos leem o diário.
Já a taxa de leitores do Times permaneceu estável durante o mesmo período de três anos, embora o diário atinja mais adultos nos mercados avaliados. Em 2009, o Media Audit verificou que 4,4% dos adultos americanos leem o jornal – resultado igual ao do ano anterior. O USA Today, por sua vez, teve declínio de 8,3% durante os últimos três anos.
Segundo o estudo, o WSJ atrai leitores com maior poder aquisitivo, considerados formadores de opinião – 29,6% dos leitores têm salário superior a US$ 150 mil ao ano, comparado a 22,5% do Times e 16% do USA Today. Informações de Mark Fitzgerald [Editor & Publisher, 25/5/10].