A revista Newsmax, que ficou conhecida como um dos veículos de notícias preferidos da ex-candidata republicana à vice-presidência Sarah Palin, fez uma oferta pela compra da Newsweek. A publicação da Washington Post Company foi posta à venda há um mês.
A Newsmax, que, além de revista, é também um site, tem sede em West Palm Beach, na Flórida, e afirmou que pretende, com a compra da Newsweek, ‘diversificar e expandir’ a companhia. O curioso é que a Newsweek costuma ser apontada como liberal, enquanto a Newmax foi fundada em 1998 foi um conservador, Chris Ruddy. A empresa diz que, se conseguir concretizar a compra, não pretende mudar a estrutura editorial da revista. ‘A Newsweek continuaria em sua missão de reportar objetivamente as notícias e fornecer análises de uma ampla gama de pontos de vista’.
Ainda que alguns investidores tenham sugerido que estariam interessados em revista, a proposta da Newmax foi a única concreta. Para a equipe da Newsweek, a oferta deve ter sido recebida com certo alívio. Apesar de sua consistência no mercado – o título foi criado em 1933 –, o Washington Post Group, que o administra desde 1961, sofreu grandes perdas em sua divisão de revistas nos últimos dois anos, e portanto o futuro era incerto e nada promissor. Informações de Andrew Clark [Guardian.co.uk, 3/6/10].