[do release da entidade]
No próximo dia 3 de julho, às 21 horas, na Sala São Paulo, acontece o Encontro Musical pela Democracia, Educação e Felicidade. O concerto faz parte das comemorações do primeiro aniversário do Instituto Vladimir Herzog, organização social sem fins econômicos, criada em 25 de junho de 2009. O espetáculo terá a regência – e também a participação especial ao piano – do maestro João Carlos Martins. O evento contará com a presença da cantora Fafá de Belém, da bateria da escola de samba paulistana Vai-Vai e do coral Aprendizes da Esperança.
A renda do concerto será revertida para os projetos educacionais do Instituto Vladimir Herzog. O maestro, a orquestra Filarmônica Bachiana SESI-SP e Fafá de Belém cederam gentilmente seus cachês em prol do Instituto. O evento conta ainda com o apoio institucional da Secretaria de Estado da Cultura e do Movimento + Feliz.
A programação destaca composições de Pietro Mascagni, Tchaikovsky, Beethoven e Villa Lobos. Por duas vezes, o maestro João Carlos Martins passará a regência a Sergei Eleazar de Carvalho, quando se apresentará ao piano em um tributo a Enio Morricone e na execução da Melodia Sentimental, de Villa Lobos, acompanhado de Fafá de Belém. A cantora interpreta ainda as músicas Aprendiz da Esperança, O Bêbado e o Equilibrista e Ser Mais Feliz. Fafá também cantará o Hino Nacional Brasileiro, na versão de Mateus Araújo.
Conhecido mundialmente como um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach ao piano, Martins dedica-se hoje quase que exclusivamente à regência. Após se ver obrigado a encerrar sua carreira como pianista por conta de problemas físicos, decidiu tornar-se maestro. Em 2004 fundou a orquestra Filarmônica Bachiana SESI-SP que, mesmo muito nova, já é uma das referências mundiais por sua qualidade e talento musical.
Outra característica do maestro é a fusão musical nas apresentações da Orquestra Filarmônica Bachiana SESI-SP com grupos ou cantores de música popular. Para este concerto, haverá a participação especial da bateria da escola de samba Vai-Vai que, entre outras músicas, interpretará a famosa Trem das Onze, de Adoniran Barboza.
Sobre o Instituto
Criado oficialmente em 25 de junho de 2009, o Instituto Vladimir Herzog é uma organização social sem fins econômicos. Sua missão é contribuir para a reflexão e produção de informação voltada ao Direito à Vida e à Justiça. Além disso, tem o objetivo de não apenas preservar a memória da vida e do trabalho de Vladimir Herzog, mas também manter atenção sobre os graves problemas sociais, políticos e econômicos que ainda hoje afetam o Brasil.
Vlado era conhecido por sua exigência e por sua busca incansável pelo jornalismo ético e de qualidade. Seu legado será levado adiante pelo Instituto que tem como uma de suas metas a promoção do debate sobre o papel do jornalista, principalmente com novas mídias disponíveis como a internet, blog, Twitter, entre outros.
Serviço
Apresentação: Encontro Musical pela Democracia, Educação e Felicidade
Regência: João Carlos Martins e Sergei Eleazar de Carvalho
Orquestra: Filarmônica Bachiana SESI-SP
Participações especiais: Fafá de Belém, bateria Vai-Vai e coral Aprendizes da Esperança
Local: Sala São Paulo – Praça Júlio Prestes, 16
Vendas: Ingresso Rápido (www.ingressorapido.com.br e 4003-1212)
Duração do espetáculo: 1h20
Classificação etária: livre