Folha de S. Paulo, 28/3 Estêvão Bertoni e Rafael Capanema Propaganda homofóbica feita no Brasil vaza e causa polêmica Divulgada em sites estrangeiros, uma propaganda que sugere aos pais o consumo de cachaça como forma de aceitar a homossexualidade do filho tem causado polêmica. A peça apareceu no portal ‘Ads Of the World’ e no Gawker, um dos maiores sites noticiosos dos EUA, onde foi chamada de ‘O anúncio mais homofóbico da semana’. Em inglês, a propaganda da cachaça Magnífica, fabricada em Miguel Pereira (RJ), mostra a planta de uma casa. No sofá, quadradinhos coloridos identificam ‘Your son’ (seu filho) e ‘Your son’s buddy’ (o camarada do seu filho). Uma legenda indica que os dois estão vendo ‘O Segredo de Brokeback Mountain’, filme sobre o amor entre dois caubóis gays, do cineasta Ang Lee. Abaixo, há uma foto da cachaça Magnífica e a frase: ‘If you gotta be strong, we gotta be strong’ (Se você tem de ser forte, nós temos de ser fortes). Segundo a Agência3, de onde o anúncio partiu, ele foi passado ao site por uma dupla de criadores sem autorização e sem a marca saber. Para Toni Reis, presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), a propaganda promove o preconceito. ‘A gente não deve usar uma situação que é um problema sério para qualquer família’, afirma Reis. A Agência3 disse que não veicula nem aprova a campanha. O fabricante da cachaça Magnífica afirmou que desconhecia o anúncio e que nunca o autorizou, além de desaprovar seu conteúdo. Há alguns anos, a cachaça ‘Cura Veado’ causou controvérsia entre a militância gay.