Helen Thomas, correspondente da Casa Branca desde 1960, provocou controvérsia ao fazer uma declaração sobre Israel. Helen, de 89 anos, afirmou que os israelenses deveriam sair da Palestina e voltar ‘para casa’, em países como Polônia, Alemanha e Estados Unidos.
O porta-voz da Casa Branca classificou o comentário de Helen, que trabalha para a Hearst Newspapers, de ‘ofensivo e repreensível’. A correspondente, que faria um discurso em uma formatura de uma escola em um subúrbio de Washington nas próximas semanas, foi desconvidada para o evento depois de uma campanha de pais e alunos.
Erro
Ela se desculpou, dizendo ter cometido um erro. Mas, na segunda-feira [7/6], anunciou sua aposentadoria. ‘Me arrependo profundamente dos comentários que fiz na semana passada sobre israelenses e palestinos. Eles não refletem minha crença de que a paz irá chegar ao Oriente Médio apenas quando todas as partes reconhecerem a necessidade de respeito mútuo e tolerância. Que este dia chegue logo’, declarou, em nota divulgada pela Hearst.
Em sua primeira coletiva de imprensa na Casa Branca, o presidente Barack Obama chegou a brincar com Helen que estava nervoso por receber uma pergunta dela. A jornalista cobriu os mandatos de 11 presidentes dos EUA – desde o fim da administração de Dwight Eisenhower –, e sentava-se sempre na primeira fila da sala de imprensa. Com informações do Washington Post, AP e MSNBC.com [7/6/10].