ELEIÇÃO
Celso Schröder é eleito presidente da Fenaj
O jornalista Celso Schröder foi eleito presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) em pleito realizado na semana passada em todo o País. Ele alcançou 2.944 votos contra 1.369 da chapa de oposição, Luta Fenaj, liderada por Pedro Pomar.
Com a vitória da chapa de Schröder, que é vice-presidente da Fenaj, o trabalho da gestão atual terá continuidade nos próximos três. ‘Não há quebra de comando. Essa vitória reafirma o enorme esforço que a Fenaj tem feito na luta para melhorar a situação da profissão de jornalista’, disse Schröder.
Propostas
Schröder informou que a proposta da chapa vencedora não se resume em lutar pela aprovação das Propostas de Emenda à Constituição que restabelecem a obrigatoriedade do diploma. No momento, uma PEC aguarda votação no Senado e outra tramita na Câmara de Deputados. Ele diz trabalhar pela recomposição do papel social que a profissão tem perante a sociedade e pretende criar um conselho profissional de jornalistas.
‘Também vamos começar a estudar para a profissão ter um piso salarial em nível nacional. Com um valor justo’, diz.
A posse do novo presidente será no Congresso Nacional dos Jornalistas, entre os dias 18 e 22/08, em Porto Alegre.
TELEVISÃO
A partir do dia 17/08, quando começa o horário eleitoral gratuito, os programas Profissão Repórter, às terças-feiras, e Brasileiros, às quintas, serão suspensos da grade da Rede Globo.
A veiculação do horário eleitoral também vai afetar outras atrações. O Jornal Nacional terá dez minutos a menos, das 20h às 20h30. O TV Globinho e os telejornais locais perderão 20 minutos cada.
No primeiro turno, o horário eleitoral possui dois blocos de 50 minutos cada. Um das 13h às 13h50 e outro das 20h30 às 21h20.
******************
Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.