Wednesday, 04 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1316

Dono da Newsweek morre aos 92 anos

Sidney Harman, magnata que chocou a mídia ao comprar, em agosto passado, a revista americana Newsweek por US$ 1, morreu na terça-feira (12/4) aos 92 anos, de complicações de leucemia mielóide aguda. Harman, que fez fortuna vendendo equipamentos de som estéreo na empresa fundada por ele, a Harman Kardon, era ativamente envolvido em política, no meio acadêmico, filantropia e no mercado publicitário.


Foi a Harman Kardon quem levou o som ‘hi-fi’ às massas, no final dos anos 50, tecnologia que antes estava disponível apenas para estúdios profissionais. Os estéreos eram um grande hit, comparável hoje aos aparelhos iPod, da Apple.


A Newsweek foi colocada à venda pelo executivo-chefe da Washington Post Company, Donald Graham, no ano passado. A revista pertencia ao grupo desde 1963. ‘O papel da Newsweek é, a cada semana, olhar para este mundo complicado e fazer com que ele faça sentido’, afirmou Harman em entrevista à agência de notícias Reuters logo após a compra da revista. Pouco mais de três meses depois, ele anunciou que a publicação se uniria ao site Daily Beast. Informações de Jennifer Saba [Reuters, 13/4/11].