Um pequeno grupo de ex-jornalistas e editores de revistas, incluindo Mark Edmiston, ex-presidente da Newsweek, lançará uma revista digital semanal ainda este ano, com conteúdo específico para dispositivos móveis. Batizada de Nomad Editions, ela terá artigos de jornalistas freelancers. A cada sexta-feira, a partir de outubro, assinantes receberão uma mini-revista por meio de um aplicativo móvel, com foco na área de seu interesse.
Espera-se que cada leitor gaste de 20 a 30 minutos para ler cada edição. ‘O fato de ter pessoas já lendo em seus iPads mostra que existe um modo diferente de leitura’, observa Edmiston. Ávido leitor de livros em seu iPhone, ele disse que teve a ideia da revista digital em 2009, antes mesmo de o iPad chegar ao mercado. A iniciativa foi, em grande parte, financiada por amigos, familiares e um grupo de investidores. Até agora, a empresa conseguiu US$ 600 mil. ‘Há uma crescente audiência no universo móvel, então há necessidade de conteúdo’, afirma Phuc Truong, diretor da Mobext, unidade de marketing móvel da Havas Digital.
O conteúdo da Nomad Editions não terá links, mas arquivos de vídeo e áudio. As primeiras edições – focadas em gastronomia, surfe e vídeos virais – terão uma ou duas grandes reportagens e cinco artigos menores. Depois de um período de 30 dias de acesso livre, usuários terão que fazer uma assinatura de 52 semanas, por um preço médio de US$ 24 por tema.
Jornalistas receberão até 30% dos lucros de assinatura por edição semanal, enquanto editores ficarão com 5% do mesmo lucro, com um adicional dos lucros publicitários. Segundo Edmiston, isto significa que, se um repórter conseguir uma média de 50 mil leitores por edição, receberá de US$ 50 mil a US$ 60 mil por ano. Informações de Tanzina Vega [New York Times, 10/8/10].