É um verdadeiro absurdo a postura da imprensa em relação a Dunga. É certo que os veículos jamais perdoaram técnico qualquer, mas o que tenho visto, além de deselegante, é criminoso. Arnaldo Bloch, ‘blogueiro’ do Globo, chamou o técnico da seleção brasileira de ‘babaca’ e de ‘escroto’. A postagem tinha o objetivo de chamar a atenção dos leitores que apoiaram a postura agressiva de Dunga durante a polêmica coletiva de imprensa após o último jogo – irônico, não? Aqui está uma das inúmeras provas de que tanto a imprensa como nosso técnico não sabem aceitar críticas. Neste caso, porém, a coisa é mais grave, pois os próprios usuários foram atacados devido aos seus comentários (que podem ser lidos na página). Arnaldo mostra claramente que não sabe ler suficientemente bem e carece completamente de discernimento para moderar qualquer coisa.
***
***
***
‘Em entrevista para o documentário Os Herdeiros de Vargas, Memórias do Brasil, Lula, que tinha oito anos quando Getúlio se matou, disse que só foi entendê-lo `muito tempo depois, quando virei político´. `No começo da vida sindical, eu não gostava dele. Depois, verifiquei que o povo gostava de Vargas. Foi ele quem criou tudo o que existe aí, como a Petrobras´.’
Segundo Lula, a culpa pelo golpe de 1964 `não foi dos americanos´, mas `da UDN, que se aliou às elites e aos militares para derrubar Jango´, assim como, prosseguiu o presidente, havia derrubado Getúlio. `A diferença dos meus dois governos para os de Vargas, JK e Jango é que no tempo deles os militares estavam na oposição, eu sou respeitado por eles e vice-versa.´’
Ao menosprezar a participação norte-americana no golpe de 1964 Lula fala como chefe de Estado. Não quer milindrar os gringos. Mas os gringos têm sim culpa no cartório. Está mais que documentado o fato de que de 1962 a 1964 a CIA gastou milhões de dólares na campanha suja da mídia que desestabilizou o governo Jango. Como também está mais que documentada a famigerada Operação ‘Brother Sam’. Naquele contexto de Guerra Fria, nem a elite nem o Exército brasileiro fariam qualquer coisa sem a aprovação do habitante da Casa Branca.
Os gringos têm sua parcela de culpa por todas as mortes e torturas que ocorreram a partir de 1964 e esta dívida ainda não foi resgatada. Não foi, mas ainda será. (Fábio de Oliveira Ribeiro, advogado, Osasco, SP)
******
Jornalista, Rio de Janeiro, RJ