Os gastos com publicidade nos EUA estão se recuperando e podem aumentar este ano, após dois anos de declínios, noticia a AP [7/9/10]. O valor total de anúncios deve subir 2,8% este ano, para US$ 210,4 bilhões. Em 2008, foi registrado uma queda de 5,5% e de 15,6% em 2009. Anunciantes conteram os gastos durante a recessão, mas agora estima-se que, no ano que vem, os gastos cheguem a US$ 214,3 bilhões e US$ 275,8 bilhões em 2019.
No entanto, a boa notícia vale para TV a cabo, internet e aparelhos móveis, e não para a mídia impressa, segundo informou a empresa de pesquisa SNL Kagan. Os gastos em anúncios em TV a cabo devem crescer 8,9% este ano, para US$ 27,72 bilhões, depois de terem caído 4,2% de 2008 para 2009. Em relação a aparelhos móveis, o aumento será de 40%, para US$ 480 milhões, e, internet, 10,4%, para US$ 24,85 bilhões – e, em 2019, mais que dobrar, atingindo US$ 60,1 bilhões.
Já os gastos publicitários com jornais continuarão a cair – 6,5% este ano, para US$ 23,2 bilhões. No ano passado, a queda foi bem mais brusca: 28,6%, para US$ 24,8 bilhões. Gastos com jornais caíram quase pela metade, comparado a 10 anos atrás, em 1999, quando foram registrados US$ 46,3 bilhões.