O apresentador Keith Olbermann anunciou, esta semana, a data de início e o nome do seu novo programa na emissora Current, em sua volta à TV desde que seu contrato com o canal liberal MSNBC foi encerrado, em janeiro. Em uma apresentação em seu site, Olbermann disse que o novo programa será chamado Countdown with Keith Olbermann – mesmo nome do programa que apresentava na MSNBC. A estreia será em 20/6, às 8 da noite – o horário também continua o mesmo.
Ao que parece, Olbermann continuará a provocar o canal conservador Fox News, como também fazia na MSNBC. No vídeo do anúncio no seu site, o FOK News Channel (abreviatura de ‘Friends of Keith’ e também um jogo de palavras com Fox News Channel), o apresentador declarou que o ‘novo’ programa, descrito por ele como ‘noticiário’, será um local onde a ‘integridade jornalística e a honestidade analítica não seriam nunca comprometidas pela sinergia corporativa’.
Um porta-voz da MSNBC disse que a rede não comentaria a decisão de Olbermann de usar o mesmo nome de programa. Em novembro do ano passado, dois meses antes de sua saída da emissora, o apresentador havia sido suspenso por fazer doações a candidatos democratas.
A Current TV, que pertence ao ex-vice-presidente americano Al Gore, tem audiência muito menor do que a MSNBC. O canal atrai menos de 25 mil telespectadores no horário nobre; na MSNBC, Olbermann chegava a exceder 1 milhão de telespectadores. Executivos da Current acreditam que ele foi o melhor investimento que já fizeram. Informações de Bill Carter [New York Times, 26/4/11].