A entrega do Prêmio Ortega y Gasset de Jornalismo neste ano coincidiu com as comemorações pelos 35 anos de existência do diário espanhol El País, que começou a circular em 4 de maio de 1976. A cerimônia de premiação ocorreu na noite quarta-feira (4/5), no Centro de Belas Artes de Madri.
O júri do prêmio, instituído em memória do pensador José Ortega y Gasset (1883-1955) e anualmente promovido pelo El País, reconheceu o trabalho corajoso de Octavio Enríquez por sua série de artigos sobre Tomás Borge, ex-ministro do Interior da Nicaragua, no diário nicaraguense La Prensa; as denúncias contra a violência de Carlos Martínez D’Abuisson no El Faro, de El Salvador; o retrato da devastação do Haiti depois do terremoto, realizado pelo fotógrafo Cristóbal Manuel, do El País; e a trajetória do analista de origem venezuelana Moisés Naím, uma das vozes independentes mais sólidas do jornalismo de língua espanhola.
A seguir, links para as principais matérias do El País sobre a cobertura da entrega do prêmio, que contou com a presença do Nobel de Literatura Mario Vargas Llosa. Textos em espanhol.
***
Jornalismo contra o abuso de poder – R. García e R. G. Gómez
O fermento do jornalismo corajoso – Javier Moreno
Contra o abuso de poder, contra a ignorância – Juan Luis Cebrián
‘O melhor barômetro da liberdade de um país é ler seus jornais’ – Mario Vargas Llosa