Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Organização abre entidade jurídica na Islândia

O WikiLeaks, organização que tem como objetivo divulgar documentos secretos de governos e corporações para revelar comportamentos antiéticos, registrou na Islândia sua primeira entidade jurídica, chamada Sunshine Press Productions, que por enquanto não tem escritório ou atividades, noticia a AFP [12/11/10]. A organização ainda está avaliando se usa a empresa para arrecadar fundos ou para apurar informações, diz a porta-voz da nova entidade, Kristinn Hranfnsson. ‘Queremos que o WikiLeaks tenha uma presença global e ter um negócio na Islândia faz parte deste plano’.

O site funciona por meio de servidores com base na Suécia. A Islândia tem uma legislação que privilegia a liberdade de informações e é um dos países nos quais o WikiLeaks tem sua base mais sólida. Em junho, o parlamento islandês votou, por unanimidade, a favor da Iniciativa Islandesa para uma Mídia Moderna (IMMI, sigla em inglês), uma resolução que tem como objetivo proteger jornalistas investigativos e suas fontes – e que foi desenvolvida com a ajuda do fundador do WikiLeaks, Julian Assange.

Vazamentos e ameaças

O WikiLeaks publicou no mês passado 400 mil documentos secretos americanos sobre a guerra no Iraque. Em julho, já havia divulgado 77 mil arquivos sobre o conflito no Afeganistão. Recentemente, seu fundador passou a reclamar de ameaças e a atacar a mídia. Na semana passada, Assange afirmou estar considerando pedir asilo na Suíça.