IMPRENSA E POLÍTICA
Eugênia Lopes e Vera Rosa
No dia em que recebe Dilma, PT volta a criticar mídia e pede democratização
No primeiro encontro da presidente eleita, Dilma Rousseff, com o Diretório Nacional do PT, o partido ressuscitou a tese da regulação de conteúdo da mídia. Ao final da reunião, ontem, o PT aprovou resolução propondo a ‘democratização da comunicação’ e ‘um debate qualificado acerca do conservadorismo’ que ‘se incrustou’ nos meios de comunicação e na sociedade.
O texto recebeu sinal verde depois que Dilma já havia deixado o encontro. Ao fazer uma saudação ao PT, ela se emocionou e chegou a chorar. Pediu ‘compreensão’, ‘tolerância’ e ‘maturidade’ dos petistas para governar. ‘Temos de governar para aqueles que nos apoiaram e para aqueles que não nos apoiaram’, disse a presidente eleita.
Em meio à disputa travada por partidos aliados que querem ocupar mais ministérios, Dilma pregou a unidade do PT, defendeu as alianças e admitiu haver uma ‘complexa relação’ entre partido, governo e movimento social. ‘Aprendemos a conviver com as diferenças. E sabemos que é possível, apesar das diferenças, criar um consenso em prol do Brasil’, discursou ela, diante da plateia formada por 200 petistas, entre os quais quatro governadores.
Quatro horas depois, a resolução que passou pelo crivo do PT – intitulada ‘Uma Grande Vitória’ – sustentava que, além da reforma político-institucional, é urgente democratizar a comunicação. No documento, o PT diz que fará isso ‘respeitando a liberdade de imprensa’. O texto também prega o ‘caráter laico do Estado brasileiro’ e diz que a atual ‘guerra cambial’ é apenas um dos sintomas das incertezas econômicas e políticas no âmbito internacional.
‘Foi uma posição do partido. Não diz respeito à proposta do governo. A ação partidária não está relacionada com ações do Executivo’, afirmou o presidente do PT, José Eduardo Dutra. O debate sobre o ‘conservadorismo’ e a renovação da cultura política foram considerados ‘medidas essenciais para superar o descrédito de amplos setores da sociedade para com partidos e instituições’.
Nos últimos oito anos, o governo do PT fez algumas tentativas de restringir a liberdade de imprensa. Em 2009, por exemplo, a 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) chegou a propor ‘controle social’ dos meios de comunicação, o que foi interpretado como uma tentativa de volta à censura.
A primeira versão do programa de governo de Dilma entregue ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também pregava o controle da mídia. A proposta apontava medidas para combater o chamado ‘monopólio’ dos meios de comunicação. Diante da repercussão negativa, o comando da campanha retirou a proposta.
Cargos. A divisão de espaços no futuro governo e a formação de um ‘blocão’ no Congresso, integrado por cinco partidos (PMDB, PP, PR, PTB e PSC), dominaram os bastidores da reunião do diretório petista. ‘O PT e o PMDB estão condenados a se entender e a governar juntos com os partidos que apoiam Dilma’, resumiu o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, reabilitado na cena política.
A portas fechadas, o PT não escondeu seu apetite por cargos. No governo Lula, o partido ocupa 17 dos 37 ministérios, mas quer ampliar seus domínios. Ficou acertada a criação de uma comissão, com integrantes da Executiva, para fazer o mapeamento das vagas e apresentar sugestões de áreas que o PT quer abocanhar. O PT está de olho em Comunicações, Saúde e Integração Nacional – ministérios administrados pelo PMDB -, além de Cidades, nas mãos do PP.
TELEVISÃO
Cristina Padiglione
Edição de Fiuk e Fábio Jr. terá início no Twitter
Com forte apelo junto à plateia teen, o especial Tal Filho, Tal Pai, com Fiuk e Fábio Jr., que a Globo exibe em dezembro, merecerá a criação de perfis no Twitter, a rede de microblogs na web. Roteirista do programa, Ingrid Zavarezzi se encarega de criar os perfis e twittar, em nome de cada um, episódios referentes às vidas dessas criaturas, antecedendo os acontecimentos que serão narrados no especial. O @fiuk_tftp, por exemplo, ainda não atua nem canta e está em dúvida sobre o caminho a seguir; já @fabiojr_tftp comenta os conflitos dos filhos adolescentes, e @barbara_tftp, jornalista crítica de música vivida por Alessandra Negrini, fala de suas insônias e de bandas que tem ouvido.
É hoje
Alice / Andréia Horta volta ao ar hoje, às 21 h, depois da pausa da série da HBO. Em Alice – Um Especial em Duas Partes, Marcela/Gabrielle Lopez (à esq.) volta para viver com a melhor amiga, Também no elenco, Daniela Piepszik, que estreou no filme O Ano Que Meus Pais Saíram de Férias
40 anos, no mínimo, era o que acumulava Luiz Sandoval como ‘colega de trabalho’ de Silvio Santos. Ele foi destituído da presidência do grupo anteontem
‘Matrimônio não é pra mim.’
De Lulu Santos, em longa entrevista a Amaury Jr., gravada no Club A, do apresentador. A RedeTV! exibe a cena a partir de hoje, às 22 horas
Em dias de tanta mazela, o SBT pode comemorar o feito de ter exibido em primeira mão as imagens que desmentem versão dos agressores na Avenida Paulista. As cenas, de um circuito de segurança de um edifício no local, foram apresentadas pela primeira vez pelo SBT Brasil. O Jornal da Globo mostrou o mesmo material mais tarde, ainda na edição de quinta.
Na mesma quinta-feira, o SBT festejou a conquista do Esso de Jornalismo na categoria TV para o Conexão Repórter, de Roberto Cabrini. O programa levou a taça pela edição Sexo, Intrigas e Poder na Igreja Católica.
A Globo avisa que foi 19, e não 18, como cá publicamos ontem, a média do jogo entre Brasil x Argentina, na quarta-feira, segundo dados do Ibope na Grande São Paulo. Cada ponto equivale a 56 mil domicílios.
No embalo dos 40 anos de carreira, Chitãozinho e Xororó voltaram a Rondon, no Paraná, onde cresceram, para estrelar comercial da Ford Caminhões, criado pela JWT que entra no ar amanhã à noite.
Expert em criar socialites falidas, bem ao modo da personagem que Vera Holtz viveu em Paraíso Tropical, Gilberto Braga conta que não terá tipo similar em Insensato Coração, próxima novela da Globo no horário nobre, assinada por ele e Ricardo Linhares.
Em compensação, Insensato Coração terá Débora Evelyn justamente no papel de uma aspirante a socialite. A novela estreia em janeiro, na vaga de Passione.
A Net avisa que colocará o filme O Homem de Ferro 2 em seus canais de pay-per-view na terça, mesmo dia em que a Sky prometia lançar o filme com exclusividade na TV fechada.
É hoje que o Terra TV exibe os shows do Planeta Terra, diretamente do Playcenter.
******************
Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.