A morte trágica da princesa Diana, em 1997, despertou interesse e curiosidade no crescimento dos príncipes William e Harry. Diana, separada de Charles, era adorada pelos britânicos, e sua morte, em um acidente em um túnel em Paris quando o carro em que estava era perseguido por fotógrafos, causou grande comoção no país – e em todo o mundo. Os meninos, com 15 e 12 anos, acabaram abraçados por esta comoção. Queria-se ver como cresceriam, como seriam cuidados sem a mãe, como se sairiam diante da rigidez da família real.
Mas a morte de Diana também provocou uma mudança, ainda que pequena, no comportamento da mídia diante da monarquia. Quando William foi para a universidade St. Andrews, na Escócia, a imprensa concordou em deixá-lo em paz para que tivesse uma vida minimamente normal de universitário. Em troca, o Palácio de Buckingham realizava sessões de fotos ocasionais com o príncipe.
Nova princesa
Foi na faculdade que William começou a namorar Kate Middleton. O casal foi fotografado pela primeira vez em 2004, três anos depois de se conhecer. Mas a distância da imprensa durou pouco. Assim que William e Kate se formaram, em 2005, a trégua chegou ao fim.
O casal passou a ser fotografado quando saía, e a namorada do príncipe começou a ser perseguida diariamente por fotógrafos até levando multa ela foi flagrada. No aniversário de 25 anos de Kate, dezenas de equipes de TV acamparam na frente de sua casa em Londres para tentar registrá-la. Em certa ocasião, ao deixar uma boate, o assédio foi tanto que ela e William tiveram que ser protegidos por 10 policiais.
No fim de 2007, o casal havia se separado e voltado a ficar junto, o que provocou uma nova onda de euforia midiática. Na época, o porta-voz do príncipe se queixou sobre o comportamento ‘ameaçador’ dos fotógrafos. Advogados representando Kate também fizeram diversas reclamações ao órgão regulador de mídia do Reino Unido e ameaçaram entrar na justiça contra veículos de comunicação. Ainda em 2007, ela recebeu um pedido de desculpas do Daily Mirror, e no início de 2010 aceitou um acordo fora do tribunal com uma agência fotográfica por conta de fotografias tiradas quando ela jogava tênis durante um feriado em família. Com informações da AP [22/11/10].