Olhem bem, prestem atenção. No jornal O Povo, do Ceará. Foto do presidente Lula, com o título Ficha Lima. Na legenda se escreve: ‘Presidente reconhece complexidade’. Quando se abre a notícia do presidente Lula a falar sobre a Ficha Limpa e a dizer que o tema é complexo, lê-se:
‘Presidente reconhece `complexidade´ da Lei da Ficha Limpa
O presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, ponderou que um dos fatos que dificultam a aplicação da Lei da Ficha Limpa é o fato de a inovação para as eleições 2010 ser `complexa´, pois prevê várias situações de inelegibilidade.
`Para o TSE, a lei é constitucional, se aplica esse ano, e não há porque falar em retroação pois não se trata de sanção [a inelegibilidade]. Essa é uma condição que os candidatos devem apresentar para terem deferidos seus registros´, acrescentou.
Lewandowski disse que o TSE não tem porque se preocupar com a aplicação da lei, porque o texto passou pelos crivos do Congresso Nacional e do presidente da República, sem ressalvas. `Toda lei nova cria divergência enquanto não há pacificação da jurisprudência. Mas a meu ver, a lei foi um avanço na moralização dos costumes políticos, pois despertou no eleitor o interesse em conhecer os antecedentes de seus candidatos´’ (ver aqui).
E a partir daí vêm os comentários do gênero:
‘Lula, o cachaceiro por excelência, analfabeto, carente de valores cristãos, faz do seu cargo uma aberração, ludibriando o povo com palavras cínicas e mentindo o tempo todo…’.
Para dizer o mínimo, montagem criminosa.
******
Jornalista e escritor, Recife, PE