A Google encerrou um dos seus projetos mais ambiciosos: digitalizar e disponibilizar na internet os arquivos de jornais de todo o mundo. Lançado em 2008 em parceria com diversas publicações na América do Norte e com as empresas de digitalização de arquivos ProQuest e Heritage, o Google News Archivejá pôs na rede os arquivos de milhares de edições de 2 mil jornais.
Rumores já davam conta da descontinuidade do projeto. Mas um porta-voz da Google confirmou a informação ao site especializado “Search Engine Land”nesta sexta-feira.
“Nós trabalhamos em parceria com jornais em várias iniciativas e, como parte do programa de digitalização do Google News Archives, nós ajudamos a tornar edições antigas acessíveis e pesquisáveis on-line. Entre esses jornais estão o “London Advertiser”, de 1895, o “L'Ami du Lecteur” da virada do século e o “Milwaukee Sentinel”, de 1910 a 1995.
“Os internautas podem continuar pesquisando os jornais que já estão disponíveis, mas nós não planejamos acrescentar novas ferramentas e e funcionalidades ao Google News Archives nem aceitar novos microfilmes ou arquivos digitais para processamento”, disse o comunicado enviado ao site.
Na quinta-feira (19/5), a Google teria enviado e-mail às publicações parceiras comunicando o encerramento do projeto. De acordo com o Boston Phoenix – uma dessas publicações – a empresa de internet alegou que poderia assim concentrar seus esforços “em novos projetos que ajudem a indústria, como o Google One Pass, plataforma que permite às editoras vender conteúdo e assinaturas diretamente dos seus próprios sites”.
Segundo o “Huffington Post”, a decisão – juntamente com o recente encerramento do Google Videos, site de vídeos lançado pela empresa antes da compra do YouTube – parece ser um sinal do realinhamento promovido pelo novo diretor-executivo, o cofundador Larry Page.