Monday, 25 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Na onda do iPad e da tal originalidade

Não faz muito tempo que a Índia anunciou o lançamento de um produto similar ao iPad, com um custo 1/14 menor do que o produto da Apple. Na época, Kapil Sibal, ministro de Desenvolvimento de Recursos Humanos daquele país, disse que a novidade era uma resposta a um computador do MIT que custara US$ 100,00.

O grande diferencial do produto, entretanto, não está realmente no preço, mas no seu poder educacional. O tablet, dirigido ao público estudantil e com chances de começar a ser produzido em 2011, pode ser utilizado para a produção de texto, acesso à internet e até mesmo videoconferência.

Com o produto, novas discussões no reino da social media serão fomentadas, impulsionando marcas e consolidando/questionando ações empresariais. As comunidades ganharão ainda mais força, fortalecendo troca de conhecimento e ampliando o alcance de materiais acadêmicos.

É participar ou esperar

Cabe ao profissional de comunicação, então, estudar e conhecer esta base de usuário para poder traçar rapidamente ações necessárias e focadas neste público, que conquista, ano a ano, mais liberdade e conectividade.

No momento no lado oposto, com uma estrutura educacional conservadora, o Brasil irá, provavelmente, protagonizar – já que não tem outra opção – uma reforma estudantil nos próximos anos, acarretando mudanças de conceitos e de posturas empresariais. Cada vez mais necessárias, as ações de marketing e assessoria de imprensa que envolvem estudantes precisam ser carismáticas, agradáveis e engajadas. Não basta somente divulgar produtos e marca. É preciso, sim, e cada vez mais, trazer novidades, adaptadas aos novos tablets e aparelhos tecnológicos.

Fazer isso é e será um desafio. Participar deste contexto com originalidade – indo além dos aplicativos tradicionais – é e será pré-requisito para se firmar no mercado. É fazer parte ou esperar uma nova oportunidade!

******

Assessor de imprensa e autor, entre outros, de Assessor de Imprensa – fonte qualificada para uma boa notícia