Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Presidente ameaça banir mídia estrangeira no país

O presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, ameaçou proibir algumas organizações de mídia de trabalharem no país, depois do que ele descreveu como uma cobertura alarmista da crise financeira. A crítica mais dura foi para a mídia russa, que apresenta um maior perigo a seu governo porque muitos bielorrussos assistem a canais russos.

O país está sofrendo a pior crise financeira desde o colapso da União Soviética. Jornalistas escreveram sobre como bielorrussos estão correndo para armazenar produtos e enfrentando filas para comprar dólares e euros, em uma tentativa de proteger suas economias. Lukashenko prometeu despedir seus funcionários, caso não consigam colocar a economia nos eixos novamente.

O presidente está apertando a sanção às organizações independentes de notícias do país desde protestos contra sua reeleição em dezembro. Agora, ele ameaça jornalistas trabalhando para organizações estrangeiras. “Lukashenko continua com suas políticas de ameaças e intimidação porque está realmente assustado com o fato de ativistas pró-democracia e a mídia se tornarem catalisadores para uma explosão social”, opinou o analista independente Alexander Klaskovsky. Informações de Yuras Karmanau [AP, 28/5/11].