Que agências de publicidade em crise de criatividade proponham, em desespero, campanhas malucas ainda se entende. Mas como pode um cliente em pleno uso das faculdades mentais aprovar um anúncio à base de choques elétricos? Pode. Esses clientes tresloucados são a Coca-Cola e a Nestlé, multinacionais nada temerárias em matéria de publicidade. O produto é o Nestea, chá gelado em lata. A propaganda mostra ratos ‘humanos’ em ‘teste de laboratório’ levando ‘descargas elétricas’.
Aparentemente (sabe-se lá…), o anúncio propõe uma remissão aos testes de Pavlov, mas o que lembra mesmo é tortura.
Não se trata aqui de cobrança do politicamente correto, essa coisa boba que irrita cada vez mais nossos estressados ‘criativos’ da publicidade. A questão é de bom gosto, bom senso, bom tudo. Anúncio deve lembrar tortura em prisão ou tratamento em manicômio? Os doutos criativos jamais suporiam que o prazer do Nestea supere o medo de uma descarga elétrica na percepção do público, pois não?
Os clientes tresloucados podem ter certeza: um desagradável arrepio percorrerá o apreciador dessa bebida antes de tomá-la. Se pensar duas vezes, não a tomará mais.