Thursday, 28 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1316

Mensagens por celular enfrentam concorrência nos EUA

Usuários de celulares nos EUA estão abandonando seus planos de envio de mensagens de textos, reporta o Wall Street Journal. Na segunda metade de 2010, americanos enviaram e receberam mais de um trilhão de mensagens, de acordo com um estudo da empresa de monitoramento da indústria sem fio, CTIA. Embora o número pareça alto, representa um aumento de apenas 8,7% em relação aos seis meses anteriores.

Empresas de telefonia cobram muito caro pelo envio de SMS – cerca de US$ 0,20 por mensagem ou US$ 20 por mês para planos de uso ilimitado. Segundo analistas da UBS, de cada US$ 1 cobrado ao consumidor, as empresas têm um lucro de US$ 0,80. Para serviços de voz e dados, a margem de lucro é bem mais baixa – cerca de US$ 0,35 para cada US$ 1.

Com novas alternativas de comunicação, consumidores estão diminuindo consideravelmente o uso de SMS. Na semana passada, a Apple anunciou o iMessage, serviço gratuito de envio de mensagens de texto e multimídia para aparelhos com seu sistema operacional, como iPhone e iPad. A BlackBerry, por sua vez, tem serviço de mensagens próprio. O Google também desenvolveu um serviço de mensagens para seu sistema Android. Isto sem mencionar os aplicativos – muitas vezes gratuitos – para trocar mensagens instantâneas e fazer chamadas de voz. Informações de Andrew Couts [Digital Trends, 10/6/11].