Fecharam a 95FM. Isso mesmo, fim de um projeto sério e fiel ao ouvinte. Aconteceu na tarde de uma quinta-feira, dia 5 de agosto. De repente, um grupo com três homens, dois fiscais da Anatel e um agente da Polícia Federal, entrou na sede da emissora, localizada em Nilópolis (RJ) e ‘decretou’ o fim. Confiscaram os equipamentos e deram voz de prisão ao diretor da ONG SOS Reviver, Pedro Paulo Pereira.
14 anos de existência e serviços prestados à região da Baixada Fluminense. 14 anos em que a população ouviu sua voz em FM. Vidas, não números em pesquisas, que participaram do processo social através dos debates, programas informativos e entrevistas com autoridades. 14 anos de serviço e amor que foram resumidos a uma frase dita pelo agente da PF, Cláudio: ‘Este é o Sistema!’
Assim é o Sistema, que alimenta o coronelismo informativo e mantém o poder com um pequeno grupo que escolhe o que pode ser visto, ouvido e vivido no Brasil. Sistema que também ignorou o pedido de legalização, que ficou parado numa mesa no Ministério das Comunicações, ainda que recebendo e veiculando informes do governo federal.
Se você não conheceu a 95FM, antiga Rádio Certa, talvez seja difícil entender o momento, mas para quem conheceu sabe que ficou uma lacuna no dia-a-dia. A emissora foi pauta de reportagens e temas, principalmente pelo trabalho jornalístico e social que realizava junto à população.
Quanto a nós, Pedro Paulo, Tarcísio, Alex, Grazy, Ubirajara e Márcio… Vamos seguir em frente com a certeza de que um dia o Sistema vai mudar.
******
Jornalista, Rio de Janeiro, RJ