A cobrança pelo acesso a conteúdo jornalístico online costuma, nos EUA, provocar reclamações e críticas. Mas há pouca discussão sobre a efetividade da cobrança e como é possível melhorá-la, afirma Dorian Benkoil em artigo no site da PBS [23/6/11]. Ele lembra a paywall mais famosa, a do New York Times, posta em prática este ano, e diz que ela parece estar indo bem (mas poderia melhorar).
O Times permite o acesso gratuito a até 20 artigos por mês. Depois disso, os preços variam. O jornalão tem feito experiências com diferentes modelos de preço – que já flutuaram de um período promocional de 99 centavos de dólar por quatro semanas até 35 dólares por mês.
Quem assina a versão impressa tem direito a acessar o site. E há várias formas de driblar a contagem dos 20 artigos – acessando links a partir de redes sociais, por exemplo. Desta forma, ao fazer seu “muro de proteção” tão poroso, o Times continua a ter um grande tráfego online. E mantendo o número de page views alto, ele impressiona os anunciantes, o que garante que a receita continue fluindo bem.