Valho-me deste texto inaugural para assumir um conjunto de compromissos com os futuros leitores. Estão baseados na experiência do repórter e na cultura editorial da ‘Folha de S.Paulo’, jornal a cujo sítio na internet este blog está vinculado. Resumem-se a sete tópicos:
1.
Este novo espaço informativo será escravo de dois senhores: a verdade e o interesse público;2.
Aqui se praticará um jornalismo crítico, pluralista e apartidário;3.
O apartidarismo crítico e plural a ser exercido aqui pressupõe a difusão das variadas facetas que se escondem atrás dos fatos, sem alinhamento automático com interesses específicos. Mas o distanciamento técnico não será confundido com a neutralidade acomodatícia. Sempre que necessário, o repórter tomará o partido da coletividade, aqui representada pelo leitor;4.
Numa atmosfera marcada pela proliferação dos meios informativos, o repórter empreenderá um esforço para organizar a informação fragmentária, selecionando-a e tornando-a mais compreensível;5.
Sem perder de vista a exclusividade e a base informativa dos dados aqui divulgados, o repórter adicionará aos textos o componente da análise. Uma análise parcimoniosa, subordinada à fundamentação objetiva dos fatos;6.
Submetido ao regime de pressa que marca o universo da informação em tempo real, este blog estará sujeito ao erro e à imprecisão. Consciente de que o poder de informar impõe responsabilidades a quem o exerce, o repórter não hesitará em corrigir os equívocos que venha a cometer;7.
Uma inestimável vantagem do formato blog é a possibilidade de interação com os leitores. O repórter estimulará a diversidade de opiniões, absorverá as críticas e aproveitará as sugestões pertinentes. De outro lado, não tergiversará em excluir mensagens que contenham expressões inapropriadas ou que possam vir a ser tipificadas como caluniosas e/ou injuriosas.******
Colunista da Folha de S.Paulo