O presidente Barack Obama vai participar, na quarta-feira (6/7), de uma “coletiva de Twitter”. Alguns de seus seguidores no microblog serão convidados a acompanhar a entrevista direto da Casa Branca, onde Obama vai responder a questões sobre empregos e economia enviadas – via Twitter, é claro – com a hashtag #askobama. A entrevista será exibida ao vivo pelo microblog e transmitida, também ao vivo, no site Ask Obama.
Em abril, Obama visitou os escritórios do Facebook na Califórnia e respondeu a perguntas feitas pelo executivo-chefe da rede social, Mark Zuckerberg. Do mesmo modo, o encontro foi transmitido ao vivo na internet e as respostas foram publicadas no Facebook.
Segundo Macon Phillips, diretor de estratégia digital do presidente, hoje o uso das redes sociais pelo governo federal é visto como uma maneira efetiva de comunicação com os cidadãos, onde é possível passar mensagens, ouvir críticas e coletar informações. “É uma ferramenta que ajuda as pessoas a fazerem o seu trabalho. Todas as pessoas que possuem contas oficiais da Casa Branca vão concordar que é um meio muito útil de se relacionar com o público, trazer novas ideias e se inteirar de novas questões que, de outro modo, deixaríamos passar”, diz ele. Com informações do New York Times [30/6/11].