Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Brasil é um dos líderes do “check-in” no Foursquare

O Foursquare, rede social que mistura aspectos do Twitter com Google Maps e por meio da qual é possível compartilhar sua localização e escrever dicas sobre o lugar em que se está, não é mais um fenômeno americano. A empresa, com sede em Nova York, está começando a registrar um rápido crescimento em sociedades conectadas – sendo o Brasil e a Indonésia os mais recentes. “O crescimento no Brasil é orgânico”, disse o co-fundador e CEO, Dennis Crowley, que ficou surpreso com o número de estabelecimentos brasileiros que encorajam o “check-in” (quando o usuário diz ao site onde está) no aplicativo. Há até mesmo um site criado por brasileiros dedicado a explicar o funcionamento do Foursquare.

Segundo Crowley, quase 50% de uso e usuários do Foursquare estão em mercados não-americanos, com a maior atividade na Europa, como região, e no Japão, como país. Cerca de 20% dos usuários possuem aparelhos de telefone celular da marca BlackBerry. O Foursquare ultrapassou, recentemente, a marca de 10 milhões de membros e investiu US$ 50 milhões em uma iniciativa para seu futuro crescimento.

Para usar o Foursquare, é preciso instalar um aplicativo no celular. E o mercado brasileiro tem grande potencial. Segundo a Anatel, no final de abril, havia 213 milhões de assinaturas de celulares, dos quais 81% eram pré-pagos e 17,9%, pós-pagos. Informações de Om Malik [Gigaom, 5/7/11].