Como prega o ditado popular, a vingança é um prato que se come frio. Em discurso na conferência anual MacTaggart, durante o festival de TV Mediaguardian Edinburgh, na semana passada, o diretor-geral da BBC, Mark Thompson, lançou um rigoroso ataque ao império de mídia de Rupert Murdoch, alegando que a BSkyB é muito poderosa e ameaça tolher a BBC e seus competidores. Há um ano, na mesma conferência, o presidente da Sky, James Murdoch, havia criticado o controle do mercado pela BBC e chamado suas ambições de ‘entediantes’. ‘Há um ano, James Murdoch queixou-se sobre a dominância lamentável da BBC. Ele só o fez porque deixou de fora a Sky’, disparou o diretor da BBC.
Segundo Thompson, a Sky já estava então a caminho de ser a força mais dominante entre as emissoras no Reino Unido. Atualmente, a News Corporation detém 39% da Sky e está no processo de compra de parte restante. ‘Se a proposta da News Corporation de adquirir as ações restantes da Sky for aprovada, ela não será apenas a maior emissora do Reino Unido, mas uma parte completa de uma empresa que é também dominante em jornais nacionais e uma das maiores editoras do país’, argumentou Thompson. ‘Isto seria uma concentração de propriedade cruzada que não seria permitida nos EUA nem na Austrália’.
Chumbo grosse
O conteúdo da Sky também foi atacado. Na opinião do diretor da BBC, a rede falhou em realizar investimentos suficientes de seus lucros de assinaturas, no valor de mais de US$ 7 bilhões, em programação britânica. Para ele, a Sky deveria ser obrigada a pagar a ITV, Channel 4 e Channel 5 uma taxa para exibir seus programas em uma plataforma de satélite por meio de uma cobrança de ‘retransmissão’. Isto poderia gerar aproximadamente US$ 115 milhões para canais terrestres comerciais cujos lucros estão sendo afetados por conta da recessão.
Em respostas às críticas de Murdoch, Thompson insistiu que a BBC nunca esteve tão popular, citando pesquisas que mostram que a TV britânica, de modo geral, está em alta na opinião dos que pagam a taxa anual da licença de TV. ‘Os puristas gastaram uma geração fazendo campanha para abolir a taxa. No entanto, 71% dos britânicos estão felizes com o fato de a BBC existir. Estes números são os mesmos dos leitores dos jornais de Murdoch’, afirmou.
Segundo um porta-voz da News Corporation, a declaração de Thompson foi ineficiente. ‘Mark Thompson teve um ano para refletir sobre a crítica legítima à sua administração da BBC e o efeito da rede em relação aos competidores comerciais. Ele não mencionou, no entanto, em nenhum momento, o impacto que a escala e o escopo das atividades da BBC estão tendo no mercado midiático digital, o que é preocupante para o futuro do jornalismo independente’. Informações de James Robinson [The Guardian, 27/8/10].