Um grupo de jornais canadenses retirou-se do conselho de imprensa de Ontário (OPC, sigla em inglês), em protesto à “mentalidade politicamente correta” da organização que orienta e monitora a mídia.
A Sun Media, maior editora de jornais do país, afirmou que removerá seus 27 títulos – incluindo o tablóide Toronto Sun– do conselho. “A direção editorial de nossos jornais, especialmente nossos tabloides urbanos, está incompatível com a mentalidade politicamente correta do OPC, na seleção dos casos que analisa e das suas determinações”, disse.
OToronto Sun foi criticado por sua decisão de publicar uma fotografia da mulher do príncipe William, Kate Middleton, no momento em que o vento levantou seu vestido. O editor-chefe James Wallace defendeu a publicação, alegando que o Sun fornece aos leitores notícias “com atitude e precisão” e que a foto tinha “valor jornalístico e era atrativa”. No ano passado, a empresa proprietária da Sun Media, Quebecor, já havia se retirado do conselho. Informações de Roy Greenslade [The Guardian, 14/7/11].