Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

FBN distribuirá revistas para 7 mil pontos de leitura

A Diretoria de Livro, Leitura e Literatura (DLLL), da Fundação Biblioteca Nacional/MinC, divulgou na última quinta-feira (21/7) que financiará a assinatura de revistas culturais para sete mil bibliotecas públicas. O objetivo da entidade é levar até os pontos de leitura, durante um ano, publicações de interesse cultural e que possam atender cidades que não recebem tais publicações, entre elas algumas comunidades indígenas.

Entre as revistas que serão oferecidas estão: Brasileiros, Rolling Stone, Carta na Escola, Caros Amigos, Cult, Piauí, Viração, Raça Brasil, Almanaque Brasil de Cultura Popular, Fórum Outro Mundo em Debate, Jornal Rascunho e Le Monde Diplomatique Brasil. De acordo com Marília Oliveira, coordenadora da Diretoria de Livro, Leitura e Literatura, “o objetivo é diversificar a leitura para ampliar o conhecimento. Assim, as pessoas compreendem que outros mundos culturais existem além do seu próprio. Para isso a gente trouxe conteúdos musicais, literários, políticos, geracionais, de gênero e raça, dentre outros, numa perspectiva de valorização das diferentes culturas”, comenta.

A entidade investiu mais de R$ 5 milhões e considera que, além do ganho cultural para a sociedade, ela também contribui para o fomento do mercado editorial. Segundo o diretor da FBN, Fabiano dos Santos, a iniciativa é importante para as empresas apostarem na variedade de conteúdos. “O resultado esperado também é ampliar a capilaridade dos periódicos de conteúdo cultural, fortalecendo a diversidade de linguagens e suportes nos locais de leitura e pesquisa”, afirmou.

Para o critério de escolha das publicações feito por um “Edital de Periódicos de Conteúdo Cultural”, a FBN optou por revistas publicadas em território nacional, que produzissem conteúdo sobre Cultura, Sociedade, Artes, Política e Economia, com ênfase mínima de 35% da publicação para Cultura e Artes.