Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Queixas de autoridades tiram programa satírico do ar

O humorístico de TV palestino Watan ala Watar (País por um fio) foi retirado do ar pelo procurador-geral Ahmad Mughani depois que funcionários públicos reclamaram que estavam sendo ridicularizados. Ele era exibido no horário nobre ao longo do Ramadã e vinha atraindo grande audiência por suas piadas sobre corrupção, nepotismo e atitudes sociais.

As queixas foram feitas pelo presidente da Associação Médica Palestina, pelo chefe de polícia e pela autoridade anticorrupção. O procurador-geral disse que o discurso do programa era ofensivo e que ele não era de interesse público, sendo, inclusive, prejudicial à sociedade palestina.

Yasser Abed Rabbo, secretário-geral da Organização para a Libertação da Palestina e presidente da Palestine TV, que exibe o show, disse que irá cumprir a ordem. Ele afirmou, entretanto, que transformará a questão em um debate público e que a suspensão cria um sério precedente. O roteirista do programa, Imad Farajin, afirmou, no ano passado, que estava sob imensa pressão para abandoná-lo. “O Watan ala Watar incomoda muitas pessoas e toca em temas tradicionalmente considerados tabus”, disse. Informações de Harriet Sherwood [The Guardian, 19/8/11].