Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Molecagem pura

 

A edição de domingo (21/8) do Estado de S. Paulo publicou esta foto (de Wilton Júnior, AE), com o um texto-legenda intitulado “Honras militares”. Referia-se a solenidade de entrega de espadins a cadetes do Exército na Academia de Agulhas Negras.

No Facebook, o jornalista Sérgio Fleury escreveu:

Responda com sinceridade: se o PERSONAGEM desta foto da página A-7 do Estadão de domingo último fosse o FHC o jornalão a teria publicado ? Pois é… sem comentários!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!”

Um dos comentadores favoráveis à foto, repórter fotográfico, fez paralelo com instantâneos de generais-ditadores. Comparação fora de propósito. Outro comentador, assessor de imprensa, escreveu:

A foto é ótima. Foi com a Dilma como poderia ter sido com o FHC ou Lula. Se se enquadra na linha editorial, melhor ainda. Ou não, jornalistas???”

Não, jornalista. Em primeiro lugar, até onde se possa constatar, a agressão à presidente não se enquadra na linha jornalística do Estadão. E, se se enquadrasse, publicar uma foto dessa natureza seria a pior coisa que o jornal poderia fazer para convencer seus leitores de que Dilma deve ser antagonizada.

Não é ético, não é de bom gosto, não é elegante, não informa nada, não significa nada. Uma molecagem boba.