Este livro apresenta um amplo cenário da imprensa ilustrada no Brasil do século 19, ao mesmo tempo que expõe aspectos da sociedade no tempo do Segundo Reinado (1840-1889). São, ao todo, 11 estudos que abordam diferentes ângulos da imprensa e do mundo social oitocentista e que, em seu conjunto, destacam como o imaginário social brasileiro da época tem como referência a relação entre texto escrito e imagem que se estabeleceu na imprensa ilustrada. Como diz Paulo Knauss na introdução, o conteúdo de Revistas Ilustradas contribui, “de um lado, para uma história da imprensa no Brasil que não esteja centrada apenas na imprensa diária e do jornalismo estritamente político, buscando caracterizar sua inserção profunda em diversos campos das ideias e da imaginação, ao lado da história editorial e dos editores propriamente ditos. De outro, trata-se de valorizar as relações entre a história da imprensa e o mundo dos impressos, dando papel de destaque aos editores e suas casas editoriais”. Além disso, o livro ainda aproxima a história da cultura letrada da história da cultura visual, relacionando história da imprensa e história da imagem.
O livro contribui para renovar o estudo sobre a história da imprensa e da sociedade oitocentista no Brasil a partir das revistas ilustradas no século 19, especialmente, no Segundo Reinado (1840-1889). A análise do entrelaçamento entre a palavra e a imagem – por algumas vezes priorizando a escrita, e por outras, o olhar – faz também de Revistas Ilustradas uma instigante abordagem sobre o imaginário social brasileiro da época.
Os organizadores
Paulo Knauss é professor do Departamento de História e pesquisador do Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense/UFF e diretor-geral do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro. Tem doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense/UFF, com Pós-Doutorado na Universidade de Estrasburgo (França). É autor de várias publicações no campo da história da arte e da imagem, incluindo entre seus últimos trabalhos o livro em co-autoria Brasil: uma cartografia (2010).
Marize Malta é Professora da Escola de Belas Artes da UFRJ, onde também exerce o cargo de vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Tem bacharelado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ, com doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense/UFF. É autora do livro O olhar decorativo: ambientes domésticos em fins do século XIX (2011).
Cláudia de Oliveira é professora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro/EBA-UFRJ e doutora em História Social também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. É autora de Pérfidas Salomés: o pathos do amor nas revistas ilustradas Fon-Fon! e Para Todos -1900-1930, (2008), co-organizadora de Corpo: identidades, memórias e subjetividades (2009) e co-autora de O Moderno em revista (2010).
Mônica Pimenta Velloso é pesquisadora da Fundação da Casa de Rui Barbosa e do CNPq. Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP, com Pós Doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (França), Publicou vários artigos em livros e revistas nacionais e estrangeiros Dentre os suas publicações, destacam-se o seu livro mais recente História e modernismos (2010) e O Moderno em revista, em co-autoria com Cláudia de Oliveira, e Vera Lins (2010).
Demais autores
Ana Cavalcanti é professora de História da Arte na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro/EBA-UFRJ e doutora em História da Arte pela Université de Paris 1 – Panthéon-Sorbonne (França), com a tese “Os artistas brasileiros e os Prêmios de Viagem à Europa no século XIX”, defendida em 1999. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da EBA/UFRJ e é coeditora da revista Arte & Ensaios.
Aristeu Elisandro Machado Lopes é licenciado em História pela Universidade Federal de Pelotas/UFPel, mestre e doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Atualmente é professor do Departamento de História da Universidade Federal de Pelotas/UFPel e autor de vários artigos em periódicos especializados.
Denise Gonçalves é doutora em História da Arte pela Université Catholique de Louvain (Bélgica) e membro do Comitê Brasileiro de História da Arte/CBHA, com publicações na área de história da arquitetura e da arte.
Joaquim Marçal é bacharel em Desenho Industrial pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ESDI-UERJ, mestre em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio e doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Professor de Fotografia do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio e pesquisador da Biblioteca Nacional. Autor de História da fotorreportagem no Brasil – a fotografia na imprensa do Rio de Janeiro de 1839 a 1900 (2004).
Laura Nery é graduada em Comunicação, mestre e doutora em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio. Atualmente é pesquisadora de Pós-Doutorado do Programa de Pós-graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ. Autora de trabalhos sobre a história da caricatura no Brasil.
Moema de Rezende Vergara tem graduação em história pela Universidade Federal Fluminense/UFF, mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense/UFF e doutorado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio. Atualmente é professora colaboradora do corpo permanente do Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UniRio e pesquisadora do Museu de Astronomia e Ciências Afins/Mast, na Coordenação de História da Ciência.
Laura Nery é graduada em Comunicação, mestre e doutora em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio. Atualmente é pesquisadora de Pós-Doutorado do Programa de Pós-graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ. Autora de trabalhos sobre a história da caricatura no Brasil.
Rafael Cardoso é escritor e historiador da arte. Tem graduação em Sociologia pela Johns Hopkins University (EUA), mestrado em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes/Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em História da Arte pelo Courtauld Institute of Art/University of London (Inglaterra). Tem experiência nas áreas de história da arte e história do design, sendo autor de vários trabalhos entre os quais o livro A arte brasileira em 25 quadros (2008).
Tania Maria Bessone da Cruz Ferreira é professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ. Tem doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo/USP. Entre os vários trabalhos publicados inclui-se o livro Palácios de destinos cruzados: bibliotecas, homens e livros no Rio de Janeiro – 1870-1920 (1999), que obteve o Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa de 1997.