Após polêmica, a empresa de cosméticos Nivea retirou do ar nos EUA uma campanha publicitária que sugeria que homens negros deveriam se “recivilizar”. O anúncio mostrava um homem negro com cabelos curtos jogando fora uma cabeça com sua versão no visual afro e com barba. O anúncio foi publicado na última edição da revista Esquire e, quando passou a circular nas mídias sociais, a reação negativa foi imediata. A palavra Nivea chegou a se tornar um Trending Topic (um dos temas mais comentados) no Twitter.
A Beiersdorf USA, proprietária da marca, emitiu uma declaração na qual criticou a campanha. “O anúncio era inapropriado e ofensivo. Diversidade e oportunidades iguais são valores cruciais na Beiersdorf e não toleramos insensibilidade. Nunca foi nossa intenção ofender ninguém e, por isso, lamentamos profundamente. Este anúncio nunca mais será usado. A Beiersdorf, como empresa, representa a diversidade, a tolerância e as oportunidades iguais. A discriminação direta ou indireta deve ser eliminada de todas as decisões e áreas de nossa empresa”. Uma declaração semelhante foi publicada na página da empresa no Facebook, agradecendo aos fãs por se importar e dar feedback. Informações de Sarah Maslin Nir [New York Times, 19/8/11].