No começo de 2012, Jim Romenesko vai aposentar o blog que leva seu nome, noticia Jeremy W. Peters [New York Times, 25/8/11]. Em anúncio na semana passada, o precursor dos agregadores de mídia afirmou que dará início a um novo empreendimento com mais notícias de interesse geral – ao contrário do blog atual no site do instituto de jornalismo Poynter, que traz informações sobre mídia e jornalismo. “Agregar notícias virou algo tedioso. A facilidade com que cada um pode criar um site e a proliferação de redes sociais, como o Twitter, tornou mais difícil abrir caminhos”, afirmou.
Romenesko está voltando a fazer o que o levou ao jornalismo: apurar e escrever. O novo site ainda será focado em mídia, mas também terá notícias sobre outros temas que lhe interessam, como gastronomia, finanças e o mercado imobiliário. Por vezes, ele contribuirá para o site do Poynter. Romenesko diz que a revolução das mídias sociais o deixou, de algum modo, desorientado, mas fez com que ele buscasse algo mais recompensador para fazer. “Fui recentemente criticado por alguém que disse que eu não ‘tuíto’ muito bem. Então, esta pessoa escreveu um tuíte sobre sua bagagem perdida. Bem, se isto é tuitar, eu não sei”, disse.
Pioneiro
Romenesko foi pioneiro de uma forma de jornalismo online que, hoje, é lugar comum. Sites como Gawker e Dealbreaker tornariam-se populares usando modelos semelhantes ao blog dele. O jornalista identificou, na década de 90, a fome por notícias de nicho e conectou seus leitores por meio de uma comunidade online, na qual debatiam e comentavam a matéria do dia. Se eles quisessem vazar um memorando interno, podiam postar com a garantia do anonimato. Bill Mitchell, membro do Poynter, na Flórida, ajudou a contratar Romenesko em 1999, depois de ver o sucesso que seu primeiro site, MediaGossip, fazia entre os profissionais de mídia.