A investigação sobre o assassinato de Francisco Gomes de Medeiros, a 18 de outubro de 2010 em Caicó, no Rio Grande do Norte, está prestes a ser concluída (ver aqui).
De acordo com a edição de 3 de dezembro do Diário de Natal, o apresentador da Rádio Caicó teria sido abatido por ordem de Valdir Souza do Nascimento, preso e condenado em 2007 por tráfico de droga. Segundo a polícia, o traficante terá contratado o assassinato do jornalista de dentro da prisão de Alcaçuz, onde cumpre sua pena, a João Francisco dos Santos, conhecido como ‘Dão’, detido no dia seguinte ao crime. Francisco Gomes entravava os negócios do traficante, que prosseguia com suas atividades do interior da cadeia.
‘A elucidação desse caso constitui um sinal muito encorajador na luta contra a impunidade, e a mobilização das autoridades brasileiras é digna de ser sublinhada. No entanto, a morte de Francisco Gomes de Medeiros nos relembra cruelmente que os jornalistas que ousam abordar a questão do crime organizado se expõem a grandes riscos. Por outro lado, o fato de que o mandante seja um preso levanta sérias questões sobre as condições do sistema penitenciário em certos Estados’, declarou Repórteres sem Fronteiras.